"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


domingo, 5 de julho de 2009

À espera de Zelaya, manifestantes fazem marcha até aeroporto

Os manifestantes ocuparam uma faixa de cerca de 100 metros em frente ao aeroporto, isolado pela polícia. No teto do terminal estavam posicionados vários franco-atiradores do Exército, segundo pôde comprovar a Agência Efe. Helicópteros também sobrevoavam a cidade.

O assessor do Comitê Coordenador de Organizações Camponesas de Honduras, Rafael Alegría, um dos promotores das mobilizações que se repetem desde domingo passado a favor de Zelaya, indicou que o objetivo da mobilização é ''dar uma mensagem aos golpistas''. Alegría disse que a aproximação ao aeroporto era um ''ato simbólico''.

Durante a manhã, milhares de pessoas, muitas procedentes do interior do país, ocuparam as ruas do centro de Tegucigalpa para exigir a volta de Zelaya à presidência. ''Queremos Mel'',''Zelaya amigo, o povo está contigo'', gritavam os manifestantes, que prometem continuar as manifestações até o retorno de Zelaya.

Os manifestantes pretendiam chegar à Casa Presidencial, mas foram impedidos pelas centenas de soldados que protegem a zona. Milhares de partidários de Zelaya estão seguindo para Tegucigalpa, onde pretendem receber o presidente, mas a viagem tem sido dificultada diante dos bloqueios montados nas estradas pelo Exército. De alguns lugares, o deslocamento pode levar dias.

De acordo com Ángel palacios, documentarista venezuelano que se encontra em Honduras, os simpatizantes de Zelaya afirmam que esperarão no aeroporto a sua chegada, ''para dar-lhe a devida proteção e apoio''.

Fonte: vermelho.org.br