"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


domingo, 26 de julho de 2009

Líderes do Mercosul não devem tolerar golpe em Honduras


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender nesta sexta-feira (25), na abertura da 37ª Cúpula de chefes de Estado do Mercosul, em Assunção, Paraguai, o presidente de Honduras, Manuel Zelaya, deposto por um golpe de Estado há um mês.
Lula disse que Zelaya deve voltar "o quanto antes" ao poder de seu país e elogiou os esforços da comunidade internacional em buscar a retomada da democracia em Honduras.
Na noite desta quinta-feira, Zelaya chegou à cidade de Estelí, na Nicarágua, primeira escala de seu trajeto de volta a Honduras.
Segundo Lula, os chefes de Estado reunidos em Assunção "não podem tolerar" o golpe que derrubou Zelaya do poder e não devem abrir mão da exigência de que o governo interino de Roberto Micheletti o restitua.
Na mesma linha, a presidente argentina, Cristina Kirchner, pediu nesta sexta-feira "decisão e precisão" do Mercosul para rejeitar o golpe de Estado e exigir a restituição do poder a Zelaya.
Em seu discurso na Cúpula do Mercosul, a argentina disse que o bloco precisa se esforçar para impedir que golpes "cívico-militares" se consolidem na América Latina.
Segundo ela, caso contrário, seria o mesmo que "legitimar o golpe" em Honduras, que representaria "a certidão de óbito da Carta Democrática da OEA [Organização dos Estados Americanos] e da cláusula democrática do Mercosul". Já o presidente paraguaio, Fernando Lugo, afirmou que "Honduras é uma ferida que sangra na democracia regional".
Com pt.org.br