"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


segunda-feira, 8 de junho de 2009

Saudação a Chuquisaca (Bolívia)

A ALIANÇA REVOLUCIONÁRIA ANTIIMPERIALISTA (ARA) saúda com grande emoção patriótica o bicentenário do pronunciamento revolucionário de 25 de Maio de 1809, no qual o povo de Chuquisaca [estado boliviano, cuja capital é Sucre] se manifestou claramente a favor da Independência da metrópole espanhola.

Para a Aliança esta é, ao mesmo tempo, a mostra de mais um episódio do amadurecimento dos ânimos independentistas que em 1780 e 1781 se manifestaram com as rebeliões de Tupac Katari e Tupac Amaru.

A Aliança considera que o povo boliviano não deve deixar-se levar por falsas discussões em torno à preferência das datas históricas das manifestações independentistas, na América Latina de hoje. É indiscutível que foi em Chuquisaca que se deu o primeiro grito das aspirações libertárias. Isso não significa que foi melhor ou maior que outras rebeliões em outras cidades. Em Chuquisaca se iniciou a guerra pela independência contra o colonialismo espanhol e de onde se estenderia a todo o espaço geográfico do que hoje é a América Latina e o Caribe.

O pronunciamento patriótico de Chuquisaca expressou, nas condições e circunstâncias imperantes, a ânsia de independência e liberdade. Neste desejo libertário não se pode ignorar a participação do povo simples e oprimido, da mulher chuquisaquenha, representada por Juana Azurduy de Padilla.

O pronunciamento de Charcas é também fruto das ideias da intelectualidade avançada, dos Zudañez, Monteagudo, Moreno e outros. Estas se articularam com as que amadureceram em outros confins e que depois retornaram gloriosamente à Bolivia com Bolívar, Sucre e os exércitos libertadores.

Se as ideias foram libertárias e avançadas, é de se lamentar que anos depois, os frutos das primeiras lutas, foram aproveitados por aqueles que herdaram o poder colonial, suas riquezas e seus privilégios. Esta é outra grande lição da história, que deve servir nas atuais circunstâncias que atravessam o país.

Como há mais de 180 anos, hoje há elementos que, opondo-se ao processo de mudanças e transformações antioligárquicas e antiimperialistas, distorcem a verdade histórica e pretendem inverter a roda da história.

Ao reiterar nossa calorosa saudação ao povo chuquisaquenho neste bicentenário de seu gesto libertário reafirmamos nossa convicção de que as ideias de liberdade, independência, democracia e desenvolvimento soberano de nossa Pátria, serão uma realidade e honrarão aos precursores.

La Paz, 25 de maio de 2009.

Comissão Social

Roberto Carranza

Coordenação Social

Alex Aranda

Movimiento Popular Endógeno

Edgardo Vásquez



Partido Comunista de Bolivia

Marcos Domich

Partido Comunista (MLM)

Jesús Taborga

Patria Socialista - Movimiento Guevarista

Lauraro Chanove

Partido Socialista

Fortunato Esquivel



CODEPANAL

Luis Nuñez




(tradução: Rodrigo Oliveira Fonseca)