"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sexta-feira, 12 de junho de 2009

NÃO CALHARÃO MINHAS DENUNCIAS

Declaração de Jorge Enrique Robledo, Senador do Polo Democrático Alternativo.
Bogotá 11 de junho de 2009

O Procurador Geral da Nação, Doutor Alejandro Ordóñez, decidiu me abrir indagação preliminar “por supostos vínculos com grupos fora da lei”. Qual a leviana razão apresentada? Uma petição da Polícia Nacional, porque segundo essa entidade, meu nome aparece no computador de Raúl Reyes, computador que está em mãos do governo desde há 15 meses!

Com toda tranqüilidade de consciência responderei a qualquer acusação em minha contra. Mas, por isso mesmo, rechaço indignado e de maneira enfática, o que a minha íntima convicção me leva a qualificar como uma sinistra conspiração contra mim, por parte do Governo que preside Álvaro Uribe Vélez, governo no qual altos funcionários da Presidência, diretores do DAS e narcotraficantes têm sido capazes até de se confabular contra a Corte Suprema de Justiça.

Quase três décadas como professor de tempo completo na Universidade Nacional da Colômbia e quarenta anos de vida pública, permitem-lhe a quem quiser confirmar-lo, que tenho sido absolutamente leal ao pensamento do MOIR, organização que sempre tem rechaçado a luta armada e o seqüestro. E é sabido que não me haveria vinculado ao Polo Democrático Alternativo se não tivesse no seu programa essas concepções. Mente descaradamente que afirme o contrário.

É evidente que me estão cobrando minha frontal oposição às orientações econômicas, políticas e sociais do regime uribista, mais meus debates sobre seu sometimento aos ditados da Casa Branca, as políticas que causam desemprego e fome no povo, a entrega de nossos recursos naturais e as privatizações, a destruição do agro, “o tampem, tampem” presidencial para proteger os para-uribistas, a imoralidade do Ministro da Justiça, os favoritismos e ilegalidades dos negócios dos filhos do Presidente e o propósito de impor uma tirania.

Não é casualidade que essa difamação contra mim, com o obvio propósito de me rebaixar, se lance quando Álvaro Uribe não logra no Canadá a aprovação do TLC, país onde circula uma versão em inglês de meu debate sobre os negócios dos filhos do Presidente e em cujo Parlamento, ante a Comissão de Comércio Internacional, há pouco tempo expliquei por que não devia se aprovar dito tratado.

Quão orgulhoso sinto-me de não haver respaldado a eleição do atual Procurador Geral da Nação.

Em evidente desesperação que padece o uribismo, porque cada vez mais na Colômbia e no estrangeiro fica mais conhecida sua infamia, não surpreende que aumentem seus ataques contra o Polo Democrático Alternartivo e pretenda silenciar seus dirigentes e, com eles, os demais setores e pessoas que resistem.

Que o Presidente Álvaro Uribe Vélez saiba que este Senador, que esforça-se por defender com dedicação e honradez, a dignidade nacional e uma democracia autêntica, não se calará por temor a suas agressões. Y tenho o convencimento de que, também, não ficaram calados aqueles que desde outras concepções se opõem a esse regime fascista.