"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quarta-feira, 20 de maio de 2009

ATO DA CAMPANHA "O PETRÓLEO TEM QUE SER NOSSO!"

CONVOCATÓRIA
ATO DA CAMPANHA "O PETRÓLEO TEM QUE SER NOSSO!"
Por uma nova lei do petróleo, retomada do monopólio sobre as jazidas e
em defesa de uma Petrobrás pública e com compromisso socialCANDELÁRIA, RIO DE JANEIRO
Data - quinta-feira, 21/5
Concentração: 9H00, na Candelária


O PETRÓLEO TEM QUE SER NOSSO!
A descoberta do petróleo na camada do pré-sal pode mudar a nossa história, abrindo uma oportunidade para resolver os problemas do povo com a utilização desses recursos em educação, saúde, trabalho, moradia e Reforma Agrária

Estamos diante de uma grande encruzilhada: construir um projeto que beneficie o povo ou continuar fornecendo riquezas naturais ao capital internacional? A crise econômica e a descoberta dessas riquezas abrem novas possibilidades para os trabalhadores. As grandes empresas não querem mudanças!

O controle do nosso petróleo depende antes de tudo da luta do povo brasileiro contra os interesses poderosos, das grandes empresas e dos imperialismo dos Estados Unidos.

Nós, centrais sindicais, movimentos populares e entidades estudantis e organizações da sociedade civil, estamos fazendo a campanha O PETRÓLEO TEM QUE SER NOSSO! em defesa de um recurso natural estratégico, que deve ficar sob controle público e sua renda deve revertida em investimentos sociais. Estamos animados em resgatar a campanha "O Petróleo é nosso", da década de 50, que teve como desfecho a criação da Petrobras e o monopólio estatal de exploração e produção.

Vamos fazer um grande mutirão nacional para debater a necessidade de controlarmos o nosso petróleo e gás para melhorar a vida do povo brasileiro.

Para isso, estamos coletando assinaturas para abaixo-assinado de iniciativa popular de projeto de lei para o Congresso Nacional, que pretende "assegurar a consolidação do monopólio estatal do petróleo, a reestatização da Petrobrás, o fim das concessões brasileiras de petróleo e gás, garantindo a destinação social dos recursos gerados". As assinaturas serão encaminhadas também ao presidente da República.
Temos propostas para mudanças nesse setor:
- Mudança na lei do Petróleo, restabelecendo o monopólio estatal e fim dos leilões;
- Fim da exportação do petróleo cru, com investimento na indústria petroquímica;
- Fazer a mensuração do tamanho da riqueza do pré-sal com a conclusão do processo exploratório. Precisamos ter um inventário de onde está, qual a abrangência e quantidade e quem comprou nos leilões os blocos sobre o pré-sal.
- Fundo social soberano de investimento voltado para as necessidades do povo brasileiro.
- As populações impactadas devem ser respeitadas, defesa da produção nacional e internacional solidária e integradora;
- Redução do uso do petróleo e avançar nas pesquisas de nova matriz energética, limpa e renovável;
- Que a exploração, produção e transporte sejam realizados pela Petrobrás 100% Estatal;
- Apoio às campanhas contra privatizações e contra a criminalização dos movimentos sociais.
Tivemos um grande retrocesso nos últimos 10 anos na área do petróleo. As políticas neoliberais dos tucanos/demos, durante do governo FHC, comprometeram a soberania nacional e entregaram o petróleo a empresas privadas. Tentaram também entregar a Petrobrás para o capital financeiro internacional, mas não conseguiram integralmente.
De forma irresponsável e oportunista, a direita tenta mais uma vez atacar a Petrobrás para atender seus interesses políticos e econômicos, beneficiando a classe dominante brasileira, grandes empresas estrangeiras e o Imperialismo.
O petróleo tem que ser nosso!
Contra a privatização da Petrobrás!
Em defesa de uma Petrobrás popular, totalmente pública, solidária e internacionalista!
CAMPANHA O PETRÓLEO TEM QUE SER NOSSO!