"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


segunda-feira, 27 de abril de 2009

O Governo de Álvaro Uribe é cúmplice em delitos de Lesa Humanidade

Anncol

Ao fim de sua visita de uma semana na Colômbia, a missão coordenada por JUSTIÇA POR COLÔMBIA, e integrada por parlamentares britânicos, estadunidenses e canadenses-, emitiram um duro pronunciamento sobre a situação de direitos humanos na Colômbia. O documento anexo foi lido em roda de imprensa realizada no Congresso da República pela senhora Sandra Osborne, deputada trabalhista e integrante da Comissão de Relações Exteriores da Grã-Bretanha.

Esta semana o presidente Uribe Vélez visita a Espanha. O povo espanhol e suas organizações populares devem exigir sua renúncia para que responda por seus crimes e atropelos cometidos contra os colombianos desde o ano de 1982.
***

DECLARAÇÃO DE IMPRENSA-

Governo de Álvaro Uribe é cúmplice em delitos de lesa humanidade

Somos uma delegação de parlamentares britânicos, sindicalistas estadunidenses, canadenses e britânicos. Passamos sete dias aqui na Colômbia, juntando informação sobre os abusos de direitos humanos e direitos trabalhistas. Nos reunimos com um amplo setor da sociedade colombiana, cobrindo interesses cívicos, políticos, jurídicos e militares, inclusive sindicatos, estudantes, professores, indígenas, camponeses, advogados sindicais, defensores de direitos humanos, e com os detidos libertados das FARC. Viajamos ao departamento de Arauca para escutar os testemunhos de comunidades e indivíduos afetados pelo conflito nessa região. Visitamos a prisão Bom Pastor e falamos com as mulheres presas políticas encarceradas ali. Também nos reunimos com Martín Sandoval, presidente da CPDH – Arauca, encarcerado injustamente em Arauca. Tivemos oportunidade de falar também com altos representantes do governo de Álvaro Uribe, além do próprio presidente. Estamos agradecidos a todos os indivíduos e grupos que tão generosamente nos cederam seu tempo.

Estamos em estado de choque pelo que escutamos, e não temos dúvidas, dadas as evidências recebidas, de que o governo colombiano de Álvaro Uribe, e a força pública são cúmplices de abusos de direitos humanos. Além disso, estamos convencidos que as atividades assassinas dos paramilitares são aprovadas e ativamente apoiadas pelo governo e o Exército. Estes crimes são agravados pela impunidade da qual gozam os autores destes delitos, e a falha do sistema judicial para processar aos criminosos e aos mandantes. Ao invés de encarcerar os verdadeiros autores, o governo tem prendido sindicalistas, membros da oposição política, além de defensores de Direitos Humanos, assim como o defensor de direitos humanos Martín Sandoval. Exigimos sua libertação imediata, e pela libertação imediata de outros prisioneiros políticos e sindicalistas.

Ao regressar ao Reino Unido e à América do Norte estaremos clamando pelo fim imediato de todo apoio militar e político ao governo colombiano. A não aprovação de qualquer Tratado de Livre Comércio até que os direitos humanos e trabalhistas sejam respeitados de uma maneira internacionalmente verificável.

Expor publicamente a cumplicidade de empresas multinacionais nas violações de direitos humanos e trabalhistas. Acabar de imediato com a criminalização da oposição democrática e legítima, inclusive à Senadora Piedad Córdoba, Senadora Gloria Inés Ramírez, representante Wilson Borja e o Doutor Carlos Lozano, entre outros. Apoiar o diálogo, um processo de paz, e um intercâmbio humanitário. O fim das execuções extra-judiciais e os falsos positivos perpetrados pelo Exército colombiano. Um informe completo de nossas investigações e recomendações será publicado em um futuro próximo.

Quarta-feira, 8 de abril de 2009

Assinam abaixo:
Katherine Craig: Advogada de Direitos Humanos. Viajou a Colômbia com a Caravana de advogados em Agosto de 2008.
Ian Davidson: Parlamentar Britânico do Partido Trabalhista.
Jeremy Dear: Secretário Geral do sindicato ‘A União Nacional de Jornalistas’ (NUJ) – o qual representa 32,000 jornalistas, também é o presidente de ‘Justice for Colombia’ e membro do Executivo da TUC e do Conselho Geral da TUC.
David Drever: Presidente do sindicato educativo, o ‘Instituto Educativo da Escócia’ (EIS), o qual representa 60,000 professores na Escócia.
Simon Dubbins: Diretor do Departamento de Relações Internacionais do sindicato ‘Unite the Union’, o qual representa 2,100,000 afiliados em vários setores, também é membro do Executivo do TUC Europeu e Presidente do setor gráfico da UNI (federação internacional).
Samuel Gurney: oficial do Departamento Internacional da TUC, com responsabilidade para Colômbia e outros países, também é membro do conselho da administração da OIT.
Sally Hunt: Secretária Geral do sindicato da educação 'La Unión de Universidad y Colegios' (UCU), o qual representa 118,000 professores universitários, também é membro do Comitê Executivo de Justice for Colombia e do Executivo e Conselho Geral da TUC, onde é porta-voz sobre assuntos internacionais.
Peter Kilfoyle: Parlamentar Britânico do Partido Trabalhista, anteriormente foi Ministro de Defesa.
Adam Lee: Oficial do sindicato, United Steelworkers (USW), o qual representa 1,2 milhões de afiliados de vários setores dos Estados Unidos e Canadá.
Andy Love: Parlamentar Britânico do Partido Trabalhista.
Karie Murphy: Assistente Parlamentar.
John O´Neill: Advogado da maior empresa de advogados trabalhistas da Grã-Bretanha ‘Thompsons Solicitors’.
Sandra Osborne: Parlamentar Britânica do Partido Trabalhista, Membro da Comissão Parlamentar de Assuntos Exteriores.
Stephanie Peacock: Membro do Comitê Executivo Nacional do Partido Trabalhista.
Frederick Redmond: Vice-Presidente Internacional do sindicato United SteelWorkers (USW), que representa 1,2 milhões de afiliados de vários setores nos Estados Unidos e Canadá, também é membro do Conselho Executivo da AFL-CIO.
Mark Rowlinson: Fiscal do sindicato, United Steelworkers (USW).Michael Shaw: Presidente do sindicato United Steelworkers (USW).

A notícia encontra-se em Anncol.eu.