"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sábado, 25 de abril de 2009

Esgotamento de Uribe

Uribe mostra sintomas de esgotamento. Há sinais importantes disso. Seus filhos fazem negócios "non sanctos" – segundo eles – sem sua aprovação; os ministros não cumprem suas tarefas. Teve que dar marcha atrás em decisões já tomadas sobre os referendos em andamento (da água e a cadeia perpetua para violadores de crianças); foi obrigado a reduzir o preço da gasolina para evitar a greve dos caminhoneiros, e solicitar um empréstimo ao FMI por US$10.400 milhões para enfrentar a recessão econômica depois de dizer durante mais de 10 meses que a economia colombiana estava blindada diante da crise mundial.

Todo o anterior depois do ridículo comportamento em Trinidad e Tobago, que Fidel Castro comentou assim: “À esquerda de Obama estava um senhor que não pude identificar bem, quando botava a mão nas costas de Obama, como um colegial de oito anos a um companheiro da primeira fila.” E teve a insolência de apresentar como um grande sucesso de sua diplomacia, ter conseguido um autógrafo do presidente dos EE.UU. em um guardanapo. Era a prova de que obteve a promessa de uma cita em Washington e de uma futura visita de Obama à Colômbia. ¿Que podemos dizer? ¡Indigno demais! Soberbo e altaneiro com o povo colombiano, de joelho ante o Império.

No anúncio público da obrigada redução do preço do combustível estava furioso. Não era para menos. Ademais, sua política exterior tem sido atingida pelos questionamentos internacionais à lei de justiça e paz, a denúncia dos “falsos positivos” e a descarada espionagem dos organismos de inteligência do alto governo a magistrados, políticos, jornalistas e empresários. Ainda que os meios de comunicação colombianos não divulguem esses crimes de Estado, já as opiniões européia e norte-americana estão informadas. Graves serão as repercussões.

Apesar de todo e contra todo prognóstico, ele continua com sua estratégia de nova reeleição. A inocultável corrupção na campanha da recolhida das assinaturas, a opinião de numerosos setores empresariais e da igreja contra tal propósito, a descida nas pesquisas, as divergências entre alguns setores da coalizão do governo, os conceitos de destacados constitucionalistas e muito mais, mas ele segue enfrente. Seu destino está escrito. Ele não tem obsessão pelo poder, como pensam alguns. São os crimes cometidos por ele os que o obrigam a se manter atrelado ao poder. Não acredita em ninguém de seus áulicos para uma possível sucessão. Ficam para ele só dois caminhos: prolongar seu mandato mediante uma “ditadura constitucional” ou enfrentar em curto prazo a justiça, se não na Colômbia, então, na Corte Penal Internacional Eis sua arapuca e sua tragédia.
Com toda a mesa servida, as forças da oposição e da esquerda não ajustam sua estratégia. O Partido Liberal vacila entre radicalizar sua oposição a Uribe ou chegar a acordos com setores uribistas. O Polo se enreda em pequenas brigas intestinas. Fajardo segue sua marcha aspirando a passar pelo meio. As forças sociais sem a unidade nem a força que o momento requer. Parecesse que as influencias e aspirações político-eleitorais entorpecessem a ação política que pode encabeçar La Minga, o movimento das vítimas do conflito e outros setores sociais.

A luta pela paz e a reconciliação seguem muito atuais. É outra das debilidades de Uribe. O movimento “Colombianos pela Paz” continua a fazer esforços por criar cenários de diálogo, mas, termina –sem se propor isso- condicionado pelas respostas e/ou ações das FARC. Se necessita uma ação autônoma e independente que represente com maior força e vigor a sociedade no seu conjunto. A guerra deve ser desativada para sempre!

Uribe passa por umde seus piores momentos. Não devem deixar que respire. Necessita com urgência de alguma loucura da insurgência. Seria o oxigeno que tanto necessita. Tomara que isso não aconteça.

ferdorado@gmail.com