"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quinta-feira, 16 de abril de 2009

Comunicado das FARC-EP

Ressaltamos o crescente respaldo nacional e internacional a "Colombianas e Colombianos pela Paz" em seu esforço convergente por lograr um Acordo Humanitário que libere os prisioneiros de guerra das duas partes e consolide os espaços rumo à solução política do conflito, propósito que compartilham cada vez mais colombianos, como o manifestado pela Conferência Episcopal, que com motivo da Semana Santa, que clamou pela reconciliação entre os colombianos, assim como o esforço despojado de ódios do professor Moncayo em procura de um Referendo Nacional pelo Acordo Humanitário. O realismo de todos eles contrasta com o chamamento presidencial de um cessar de fogo unilateral por parte da guerrilha, enquanto militares e paramilitares continuam sua ofensiva em todo o território nacional.

Iniciar a busca de um processo sério que encontre os caminhos dos Acordos, a Reconciliação, a Convivência e a democracia, significa entender que todos devemos aportar, principalmente o Estado como responsável fundamental do conflito e que a bilateralidade é indispensável como regra de ouro e suporte de confiança que construa bases sólidas para avançar.

Por isso, continuamos mantendo a proposta da concretização de um Acordo Humanitário gerador de feitos tangíveis procedentes das duas partes, que adube o terreno para os passos subseqüentes, que conduzam à superação definitiva da confrontação.

Ante a reiterada solicitude da Senadora Piedad Córdoba, de Colombianas e Colombianos pela Paz, do professor Moncayo e dos presidentes Rafael Correa e Hugo Chávez, anunciamos nossa decisão de liberar unilateralmente o Cabo Pablo Emilio Moncayo e entregar-lo pessoalmente a uma Comissão encabeçada pela Senadora Córdoba e o professor Moncayo uma vez organizados os mecanismos necessários para garantir o êxito da operação.

Assim evidenciamos uma vez mais nossa decisão irreversível de alcançar o Acordo Humanitário sem mais dilação e semear de certezas os caminhos que levem à solução política do conflito.


Secretariado do Estado Maior Central das FARC-EP
Montanhas da Colômbia, abril 16 de 2009