"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Liberados os primeiros quatro reféns que estavam em poder das FARC

Já estão livres e em poder da missão humanitária que os recolheu em um ponto das selvas do sul da Colômbia, os três policiais: Wálter José Lozano Guarnizo, Juan Fernando Galicia Uribe e Alexis Torres Zapata, e o soldado profissional do Exército Colombiano William Giovanni Domínguez Castro. Os quatro liberados viajam de volta em companhia da comissão humanitária liderada pela Senadora Piedad Córdoba, depois de terem sido liberados pelas FARC.

1º de Fevereiro de 2009.- Os ex-detidos serão trasladados a Villavicencio no Departamento do Meta, onde se reunirão com seus familiares que já se encontram no aeroporto de esta cidade, plenos de júbilo a espera de seus seres queridos.

Telesur confirmou que em poucos minutos o grupo de 4 liberados e a comitiva humanitária estaria chegando a cidade de Villavicencio. Iván Cepeda, membro da Organização Colombianos pela Paz, desmentiu em entrevista com Telesur as versões de meios de prensa segundo as quais o operativo haveria sido modificado e os membros da comissão chegariam a Base militar de Catá. Nesse sentido, declarou que a estratégia continuará tal e como se tinha previsto. Os liberados chegarão a Villavicencio junto com a comissão do operativo humanitário. "A Senadora Piedad Córdoba estaria no lugar com as pessoas liberadas.

Não há nenhuma alteração na operação", destacou. Nessa primeira etapa de liberações, serão deixados em liberdade os membros da Força Pública Juan Fernando Galicia Uribe, Alexis Torres Zapata, Wálter José Lozano Guarnizo e William Giovanny Domínguez Castro. A aeronave com os emblemas da Cruz Vermelha Internacional, saiu o aeroporto da cidade de Florencia, capital do Departamento do Caquetá, no sul do país, às 08.15 (1315 GMT) em direção a algum ponto da selva para recolher os três policiais e um soldado.

Horas antes, o porta-voz da Cruz Vermelha em Colômbia, Yves Heller, afirmou: "temos uma boa notícia e é que o helicóptero já decolou de Florencia". Também se pode conhecer que a guerrilha colombiana conta com um dispositivo na zona e só se conhecerá da libertação quando o CICR informe "através de seus meios de comunicação" enquanto as aeronaves permaneçam em vôo.

As FARC anunciaram em Dezembro passado que deixariam em liberdade o ex-governador do Meta, Alan Jara (detido em 2001) e também, o ex-deputado do Departamento de El Valle del Cauca, Sigifredo López (preso desde 2002). Jara está previsto que abandone sua condição de detido na Segunda Feira, enquanto López seria liberado na Quarta Feira. Para o cumprimento dessa missão humanitária as FARC encarregaram da coordenação à Senadora Córdoba e para sua execução se obtive o apoio logístico do Brasil.