"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Apoio mundial e generalizado ao manifesto «Em Defesa da Nicarágua»

Manágua. Radio La Primerísima.26 de dezembro, 2008

http://www.radiolaprimerisima.com/noticias/general/44279
Personalidades de pelo menos 40 países do mundo tem expressado seu apoio ao manifesto “Em Defesa da Nicarágua”, em repúdio às políticas interventoras dos Estados Unidos e Europa contra nosso país, em mais de 523 mensagens pela rede, apesar das festas de Natal.

Irmãs da ordem de Maryknoll dos Estados Unidos, deputados de diversos países do mundo, dirigentes de partidos políticos, de organizações populares e indígenas, jornalistas, acadêmicos, artistas, líderes de movimentos de mulheres, escritores, profissionais, historiadores e poetas, entre outros, continuam se solidarizando com a Nicarágua.

Até as primeiras horas dessa terça, da Alemanha escreveram quatro personalidades; da Argélia sete, da Argentina 33, entre eles Patricio Echegaray, secretário geral do Partido Comunista, a deputada Adriana Puiggros e Rubén Varone, do Congresso Bolivariano dos Povos.

Da Austrália quatro personalidades enviaram suas mensagens de apoio, entre eles Gerge Papanastasiou, da Solidariedade Ativa com América Latina; da Bélgica 5; da Bolívia 11, entre eles Osvalde Chato Peredo e Fernando Valdívia, da direção nacional da Fundação Che Guevara e de Leonilda Zurita, presidenta da Federação de Mulheres Camponesas do MAS.

14 personalidades do Brasil se solidarizam com Nicarágua, entre eles Maria do Socorro Gomes Coelho, coordenadora do Centro Brasileiro de Apoio aos Povos em Luta pela Paz, Marcia Campos, presidenta da Federação Democrática Internacional de Mulheres, Ivan Pinheiro, secretário geral do Partido Comunista Brasileiro, Aurelio Fernandez, coordenador do Movimento Revolucionário Nacionalista e Regula Moldich, do Movimento Revolucionário Marxista Unidade para a Mudança.

Do Canadá enviam apoio 5 personalidades; do Chile 43, entre eles Lautaro Carmona, secretário geral do Partido Comunista; Gonzalo S. Meza Allende, neto do ex presidente Salvador Allende; vários ex ministros do presidente mártir. Demétrio Hernández e Mónica Quilodrán do Movimiento de Izquierda Revolucionario; membros do Comitê Chileno de Solidariedade com a Nicarágua; Manuel Jacques, presidente do Partido Esquerda Cristã; Roberto Muñoz, da direção nacional do Movimento Patriótico Manuel Rodriguez; assim como o ex candidato presidencial Tomás Hirisch.

Da Colômbia 9 personalidades enviam sua solidariedade, entre eles Jaime Caycedo, secretário geral do Partido Comunista Colombiano; da Costa Rica o faz o histórico secretário geral do Partido Vanguardia Popular, Humberto Vargas Carbonell; de Cuba 5, do Equador 4, dos Estados Unidos 20 e de El Salvador 7, entre eles a deputada ao Parlacen e membro da direção nacional da FMLN, Nidia Díaz.

De diferentes localidades da Espanha 22 personalidades se solidarizam com Nicarágua, além de 11 da Catalunha e 5 de Euskal Herria; da França 24; da Guatemala 3, incluídos Benjamín Dupuy, secretario geral do Partido Popular Nacional e Pablo Ceto, dirigente indígena da URNG e do Haiti envia seu apoio um dirigente desse país.

De Honduras enviam seu apoio 6 personalidades, entre eles Erasto Reyes, coordenador do Bloco Popular de Honduras; da Hungria 1; da Itália 3; de Líbano 2; do México 4; da Nova Zelândia 1; da Palestina o faz Walid Ahmad, membro do Comitê Central do Movimento para a Libertação da Palestina; do Panamá 3 e a mesma quantidade do Paraguai.

Do Peru 5 personalidades enviam sua solidariedade, entre eles Pilar Roca, do Movimento de Mulheres de Izquierda, Federico Garcia, de la direção nacional da Frente Popular e Víctor Oliva, do Partido Socialista Revolucionário; assim como outras quatro personalidades de Porto Rico.

Da República Bolivariana da Venezuela 42 personalidades enviam sua solidariedade com Nicarágua, entre eles Alberto Muller Rojas, do PSUV; o ex embaixador na Nicarágua, Miguel Gómez; Noeli Pocaterra, deputada nacional e dirigente do Conselho Nacional Índio; Jośe Poyo, presidente do Parlamento Indígena e a deputada Marelis Pérez Marcano.

Também expressam seu apoio 21 personalidades da República Dominicana; 1 da Escócia; 18 da Suécia; 7 da Suíça; 1 de Túnez; 1 do Reino Unido e 6 do Uruguai, entre eles Carlos Alejandro e Eduardo Méndez, da direção nacional da Frente Ampla.

Igualmente várias organizações têm expressado sua solidariedade em pronunciamentos e declarações, tanto em seus blogs como em suas páginas na internet.

Da Nicarágua, 149 personalidades enviam seu apoio ao manifesto, entre eles Blanca Sandino, filha do general Augusto C. Sandino, seu filho Walter, o padre Miguel D'Escoto Brockmann, presidente da Assembléia Geral da ONU; a enfermeira estadunidense Dorotea Granados; Janina Guerrero, líder da Associação Nicaragüense de Promotores da Paz Mundial.

Também o escritor e historiador Aldo Díaz Lacayo, da primeira atriz Evelin Martínez; o poeta Raúl Orozco; o jefe da bancada sandinista, deputado Edwin Castro Rivera; o líder da Federação Nacional de Trabalhadores e deputado sandinista Gustavo Porras; Francisco López, vice-reitor da UCN e tantos outros que ficaria muito extenso citá-los.

Muito obrigado companheiros. Sabemos que muitíssimos ainda não somaram seu apoio ao manifesto Em Defesa da Nicarágua devido às férias e as festas de Natal e ano novo, mas também sabemos que contamos com seu apoio.

Nem um passo atrás!

Enlace original