"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Morales acusa União Européia de ser contra a integração andina

O presidente da Bolívia questionou os motivos da União Européia (UE), que decidiu não negociar com a CAN para fazê-lo separadamente com o Peru e a Colômbia.

Prensa YVKE, ABN

O presidente boliviano Evo Morales afirmou que “os Tratados de Livre Comércio (TLC) destroem os processos de integração” em curso na Comunidade Andina de Nações (CAN), pela decisão de dois de seus membros de impulsionar um TLC fora do organismo andino. Essa afirmação foi feita por Morales ao Congresso Nacional enquanto ele apresentava um relatório das ações do seu governo ao longo de 2008.

Morales questionou a decisão da União Européia (UE), que decidiu não negociar com a CAN para fazê-lo separadamente com o Peru e a Colômbia. “A UE cometeu um grave erro ao renunciar à negociação em bloco com a CAN. É uma pena que os promotores da integração não sejam coerentes com seus princípios e anteponham seus interesses comerciais aos dos nossos povos. Só tratam de nos dividir na região andina”, condenou.

A Bolívia decidiu nesta semana interpor uma demanda internacional contra o Peru pela construção de um TLC com os Estados Unidos sem consulta prévia ao restante dos membros do CAN, como fixam as normas andinas.

Enlace original