"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sábado, 31 de janeiro de 2009

Jens: Meu partido tem muita experiência em diplomacia

“Eva Zetterberg, ex-deputada do Partido de Esquerda, teve um papel muito importante ao receber e conversar como ambos os lados do conflito. Gostaria de continuar nessa linha. Devido às violações dos direitos humanos, a imagem da Colômbia com o governo de Uribe tem piorado muito na Europa”, afirma Jens Holm.

ANNCOL

Daniel Santamaría, jornalista de ANNCOL e de Cafe Stereo em entrevista relâmpago com Jens Holm, deputado sueco do Partido de Esquerda no Euro parlamento. Assuntos da atualidade que Jens conhece em detalhes.

ANNCOL/Qual é a impressão sobre a entrega unilateral de seis prisioneiros pelas FARC?

Jens/ Bem, é importante mostrar gestos humanitários. Não é possível que estas pessoas passem anos nas selvas da Colômbia e não se faça nada para libertá-los. Está na hora de que as partes em conflito cheguem a um acordo para libertar os prisioneiros de ambos os lados e depois abrir espaços que permitam dialogar sobre a paz na Colômbia.

ANNCOL/ Na posição de deputado do Euro parlamento pelo Partido de Esquerda, que iniciativas poderiam ser promovidas desde a Suécia?

Jens/ Olha, tenho pensado nisto há tempos. Por que não participamos mais ativamente nestas ações humanitárias? Meu partido tem muita experiência em diplomacia. Por exemplo: Eva Zetterberg, ex-deputada do meu partido, teve papel muito importante ao receber e conversar com ambos os lados do conflito. Gostaria que pudéssemos continuar nessa linha.

ANNCOL/ Qual é a sua impressão do governo colombiano?

Jens/A resposta é complicada, mas posso dizer que a impressão não é nada boa. Muita corrupção, o paramilitarismo continua, os cartéis da cocaína mudam de chefe ao mesmo tempo em que colocam generais a persegui-los, esquemas de pirâmides ligadas ao governo, violações dos direitos humanos em geral, denuncias que derrotariam uma segunda reeleição mas votar em Uribe outra vez é assunto dos colombianos. Quando Uribe falou no Parlamento a alguns anos, mais da metade dos deputados se retirou em protesto. Devido às violações dos direitos humanos, a imagem da Colômbia com o governo de Uribe tem piorado muito na Europa. Há uma campanha dentro do parlamento por uma petição contra os TLCs com a Colômbia que se chama:

"Something is not right in Colombia". Jag tror att den rör vid något många känner; något står inte rätt till i Colombia. Colombias rykte har smutsats ned med Uribe.

ANNCOL/ E a impressão sobre a guerrilha?

Jens/ Minha impressão sobre o conflito colombiano é de que lá se mata a quem protesta, exterminam-se os partidos (como no caso da União Patriótica), então se o povo na Colômbia se levanta em armas contra o Estado é por algum motivo. Não posso simplesmente condená-los. Não acredito que o antropólogo Cano, tenha ido para a ‘montanha’ porque gosta da natureza, isso me mostra que, na Colômbia, a situação é grave. Certamente a guerrilha tem cometido excessos que tem que ser corrigidos. E se na Colômbia se erradicarem os fatores que incubaram essa guerra entre as partes, todo o anterior se acaba.

Enlace original