"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Córdoba faz proposta ao legislador norte-americano

A senadora colombiana Piedad Córdoba, designada líder do comitê que deverá receber os seis detidos que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia se propuseram libertar, indicou seu colega norte-americano James McGovern como fiador internacional da operação humanitária.

TeleSUR

A opositora e uma das mais importantes promotoras da possibilidade de intercambio humanitário entre o grupo rebelde e o governo do presidente Álvaro Uribe, acredita que o democrata McGovern pode ser aceito por ambas as partes, que pedem a presença de uma personalidade estrangeira.

McGovern “esteve muito próximo do processo anterior (a entrega de outros seqüestrados)” e “quer continuar trabalhando”, dize Córdoba à imprensa desse país.

“Tenho certeza absoluta que o Governo e as FARC podem gostar”, afirmou a congressista, em quem os rebeldes confiaram a liderança do comitê de recepção dos seis reféns.

Esses reféns pertencem a um grupo de outros 28 reféns em poder das FARC que possuem a condição de intercambiáveis em troca de meio milhar de insurgentes presos, através da negociação de um acordo humanitário com o Governo.

Os rebeldes propuseram libertá-los no decorrer deste mês para uma missão liderada pela senadora Córdoba e acompanhada pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

Também solicitaram a participação de uma personalidade de um país irmão ou da comunidade internacional, por considerar insuficiente a presença do organismo humanitário.

Uribe declarou que aceita tal personalidade desde que designada pela Secretaria de Estado do Vaticano ou pelo Papa Bento XVI, o que as FARC ainda não responderam.

Enlace original