"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Colômbia recebe assessoria israelense para instalar batalhões em zonas fronteiriças

Yvke/El Telégrafo

O diário equatoriano El Telégrafo divulgou na sua edição eletrônica de terça-feira, 6 de janeiro, que o governo colombiano, com assessoria israelense, estaria preparando a implantação de batalhões de elite nas regiões fronteiriças com o Equador e a Venezuela.

Segundo o diário, o Exército colombiano prepara uma mudança de estratégia na sua vigilância da fronteira, sobretudo nos departamentos de Nariño e Putumayo, áreas onde se registram mais incidentes com a guerrilha. Com assessoria técnica de Israel esta unidade procura reforçar a zona de selva que faz fronteira com o Equador.

De acordo com o plano previsto as Forças Militares da Colômbia ocuparão as zonas fronteiriças com o Equador e a Venezuela com todo o seu aparato de inteligência e comandos de choque.

Segundo informações confidenciais que se tornaram conhecidas em Bogotá, o plano garantirá a segurança nas fronteiras mediante a ativação de batalhões e grupos especializados de choque que colocarão em perigo as zonas de contato entre os países limítrofes com a Colômbia.

Uma fonte do Ministério da Defesa confirmou a El Telégrafo que há meses o Governo colombiano busca os melhores elementos das suas forças militares para estabelecer unidades do tipo pelotões de busca, que conseguiram bom resultado no combate aos narcotraficantes dos cartéis de Medellín e Cali nos anos 80.

Soube-se que esse plano de contenção de fronteiras tem o apoio e a assessoria de pessoal especializado de Israel. Seu objetivo é que a Colômbia tenha poder de reação real perante algum problema nas regiões fronteiriças.