"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Carta das Farc a Piedad Córdoba

Sobre a libertação de seis prisioneiros em seu poder. “Estamos de acordo que o CICV participe de tal gestão humanitária. É uma boa garantia, ainda que insuficiente, se levarmos em conta as manipulações e abusos que este governo vêm cometendo em seu nome e sob a proteção de seu distintivo com fins de enganação”, escreve o Secretariado das Farc. Ainda perguntam a Uribe se lhe interessa o retorno dos prisioneiros que serão entregues unilateralmente.

ANNCOL

Como premissa para nossos leitores, publicamos a carta em sua totalidade, enviada à nossa redação:

Senadora
PIEDAD CÓRDOBA

e demais integrantes do movimento “Colombianos pela Paz”

Bogotá.

Com nossa respeituosa saudação compartilhamos duas reflexões sobre a forma como poderiam receber aos 3 agentes de polícia, ao soldado, ao deputado Sigfredo López e ao ex-governador Alan Jara.

1 – Estamos de acordo que o CICV participe de tal gestão humanitária. É uma boa garantia, ainda que insuficiente, se levarmos em conta as manipulações e abusos que este governo vêm cometendo em seu nome e sob a proteção de seu distintivo com fins de enganação.

2 – Os libertados serão entregues à senadora Córdoba, acompanhada de algum outro representante do movimento “Colombianos pela Paz”, com quem nos comprometemos a tal gesto, e a alguma personalidade democrática de um país irmão ou da comunidade internacional que também sirva de garantia.

3 – Seria importante que o presidente decidisse, antes de tudo, se realmente tem interesse no retorno imediato dos 6 prisioneiros às suas casas ou se, mais uma vez, fará prevalecer seus viscerais ódios a qualquer consideração humanitária.

4 – Assim que sejam resolvidos os mencionados acima, traremos a conhecimento o dia e o lugar sobre o qual já estamos trabalhando.

Com sentimentos de consideração, compatriotas,

Secretariado do Estado-Maior Central, FARC-EP
Montanhas da Colômbia

A carta (em espanhol) encontra-se em Anncol.eu.