"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Cúpula de Presidentes da Unasur analisará o relatório sobre massacre

Buenos Aires, 05 dez (ABI).- Os presidentes dos países que compõem a União Sul-Americana de Nações (Unasul) analisarão o relatório que a Comisión de La Verdad entregou na última terça-feira ao presidente boliviano Evo Morales sobre o massacre de camponeses em Pando, norte da Bolívia.

O titular dessa comissão, Rodolfo Mattarollo, antecipou que o relatório será analisado na Cúpula de Presidentes que se realizará no dia 16 desse mês em Salvador, Bahia, no Brasil.

Mattarollo, em declarações à agência argentina Télam, indicou que "por decisão da presidenta interina da Unasul, Michelle Bachelet, incluiu-se na agenda da reunião de governantes o relatório realizado pela comissão sobre o ocorrido em Pando, no dia 11 de setembro último".

O jurista ratificou que o relatório contém "recomendações sobre mecanismos de ação" acerca do ocorrido e destacou a importância da sua abordagem no encontro que ocorrerá dentro de 10 dias, no Brasil.

O relatório, que foi entregue ao presidente Morales na última terça-feira, sustenta que as vítimas foram objeto de "execuções sumárias ou extrajudiciais" e constituíam "população civil". Por isso foram "praticados múltiplos assassinatos", o que "configura um crime de lesa-humanidade".

"Ainda que algumas pessoas tenham agido violentamente por conta própria, os agressores dos camponeses o fizeram em forma organizada e respondiam, segundo alguns testemunhos, a uma cadeia de comando muito bem definida, contando inclusive com funcionários e bens do governo departamental a serviço da empreitada criminosa", relata outra conclusão do relatório, que estima o assassinato de pelo menos 20 camponeses.

O relatório de conclusões com 66 páginas foi subscrito de forma unânime pelos 12 especialistas forenses, antropólogos e cientistas da área de defesa dos direitos humanos.

A comissão especial que trabalhou em Pando foi presidida por Mattarollo e integrada por Juan Gabriel Valdés e Luciano Fouillioux (Chile); Fermino Fechio (Brasil); Francisco Borja (Equador); Guido Toro (Peru); Carlos Pita (Uruguai); Freddy Gutiérrez (Venezuela); Fulvia Benavides (Colômbia) e Nicolás Gutman, Eduardo Zuain e Ciro Annichiarico (Argentina).

Para baixar o relatório completo da Unasul sobre o massacre no formato .pdf, clique aqui: http://abi.bo/abi/banner_240_240/informe_unasur.pdf

A notícia encontra-se em ABI.bo.