"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


domingo, 30 de novembro de 2008

URIBE TENTA SE DESVINCULAR DA DMG

"O Chefe de Estado colombiano, Álvaro Uribe Velez, disse que entregará a Edgardo Maya Villazón, na Procuradoria Geral da Nação, a declaração juramentada de cada um de seus filhos, Jerónimo Uribe Moreno e Tomás Uribe Moreno, para mostrar que não há qualquer relação entre os membros da sua família e as chamadas pirâmides, logo depois de surgirem indícios de vínculos entre o Governo e a comercializadora DMG".

por Agência Bolivariana de Notícias - ABN

Bogotá, 26 Nov. ABN.- O Chefe de Estado colombiano, Álvaro Uribe Velez, disse que entregará a Edgardo Maya Villazón, na Procuradoria Geral da Nação, a declaração juramentada de cada um de seus filhos, Jerónimo Uribe Moreno e Tomás Uribe Moreno, para mostrar que não há nenhuma relação entre os membros de sua família e as chamadas pirâmides, depois que surgissem pistas de vínculos entre o Governo e a comercializadora DMG.

“Entregarei todas as minhas declarações de renda; desde a primeira, que fiz em minha juventude, até a última”, disse, Álvaro Uribe Velez, segundo o diário El Espectador.

O Presidente Álvaro Uribe Velez esclareceu que nenhum dos seus filhos, Jerónimo Uribe Moreno e Tomás Uribe Moreno, esteve relacionado com atividades ilícitas e que, ao contrário, são homens de trabalho, honestos e sérios, e que por isso também dará a conhecer as declarações dos mesmos.

ESTREITA-SE O CERCO A URIBE

O secretário-Geral da Presidência, Bernardo Moreno Villegas, tentou distanciar-se do segundo nome mais importante da sigla DMG, Daniel Ángel Rueda, filho de seu primo-irmão.

Bernardo Moreno Villegas não explica por que não denunciou ou advertiu as atividades criminosas à Promotoria Nacional, como era sua obrigação como cidadão e como funcionário de alto cargo.

Bernardo Moreno Villegas negou categoricamente a versão que ele tenha sido a ponte para que Daniel Ángel Rueda se encontrasse com Jerónimo Uribe Moreno, filho do presidente Álvaro Uribe Velez.

O funcionário Bernardo Moreno Villegas também negou repetidamente ter auxiliado outra reunião entre o Secretário de Imprensa do Presidente Álvaro Uribe Velez, César Mauricio Velasquez, e o proprietário do grupo DMG. Disse ainda que sequer ouviu falar desse evento.

Bernardo Moreno Villegas reafirmou que não tem por que responder pelas ações de todos os seus familiares delinqüentes e confessou que se viu forçado a revelar o seu parentesco com Daniel Ángel Rueda antes que a imprensa descobrisse e divulgasse à opinião pública.

AFASTA-SE A VIABILIDADE DA REELEIÇÃO

Nesta terça-feira dois representantes da Câmara pelo Partido Conservador, Orlando Guerra e Miriam Paredes, retiraram o apoio à proposta de um debate acerca de um novo mandato de Uribe.

Orlando Guerra, representante pelo departamento de Putumayo, um dos mais golpeados pela fraude em massa que levou à ruína a centenas de milhares de poupadores, disse que seus eleitores lhe exigiram que votasse contra o referendo.

Miriam Paredes, vice-presidenta do Diretório Nacional Conservador, revelou que em Nariño, departamento que representa, a população também pediu que ela votasse contra.

Além disso o Procurador Geral, Edgardo Maya, ordenou que o Conselho Nacional Eleitoral verificasse de onde saíram os fundos com os quais se recolheram mais de cinco milhões de assinaturas no país para apoiar o referendo pela reeleição de Álvaro Uribe Velez.

O Partido Liberal solicitou ao Procurador que exija ao comitê promotor do referendo a relação de doadores, sejam pessoas ou instituições, e informar ainda se o total recolhido, mais de dois bilhões de pesos, viola o limite máximo previsto pela lei.

Segundo versões divulgadas pela imprensa, uma das doadoras da campanha foi a empresa Provitec, subsidiária da DMG, a maior de todas as empresas ilegais especializadas em “captar” dinheiro.

UMA CRISE QUE SE ESTENDE

Enquanto isso, a crise econômica provocada pela fraude em massa das pirâmides, entre elas a provocada por David Murcia Guzmán e a sigla DMG, que para muitos agravou-se com a errática atuação do governo Álvaro Uribe Velez, aprofunda-se em várias regiões do país.

Em Mocoa, capital do departamento de Putumayo, continua paralisado o transporte há uma semana, os comércios estão fechados e começam a faltar alimentos enquanto se mantêm os protestos contra o governo de Álvaro Uribe Velez.

Nesta terça-feira, ao intervir no Congresso, a senadora Cecilia López, do Partido Liberal, assegurou que as perdas pela crise, em termos econômicos, podem superar os 2,7 trilhões de pesos (mais de 350 bilhões de dólares).

A senadora informou ainda que nos departamentos mais afetados pela crise das pirâmides a economia pode cair em torno de 11%.

A notícia encontra-se em Anncol.eu.