"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


terça-feira, 25 de novembro de 2008

Ganhamos, mas...

por ABP Venezuela

Em uma votação sem precedentes na história eleitoral regional venezuelana, o Partido Socialista Único da Venezuela PSUV, obteve cerca de 6 milhões de votos, 17 de 23 governos. Três estados foram recuperados. Não obstante, foram perdidos dois dos estados mais importantes, Tachira e Zulia, ambas, regiões fronteiriças com a Colômbia, perdendo-se também o Distrito Capital.

Rodrigo González, da Coordenadoria Continental Bolivariana na Venezuela, disse à ABP que, apesar do partido da revolução ter perdido em estados estratégicos da geografia venezuelana, a participação do povo venezuelano é reflexo de uma democracia que avança em razão de seu encaminhamento rumo ao Socialismo.

“Tal como afirma nosso comandante, assegura González, o triunfo do PSUV implica na consolidação do processo e faz calar a boca de todos os que ainda dizem que na Venezuela há uma ditadura”.

Apesar disso, González chama a seus compatriotas para continuar com a implementação dos três R´s (revisão, retificação e reimpulso) propugnados pelo Comandante Chávez na época do referendo. Para o membro da CCB, “o que aconteceu em Caracas e na Prefeitura de Sucre é o resultado não do posicionamento da oposição, mas da insatisfação produzida por uma administração regular. A consciência militante constitui também um processo, que inclui necessariamente o compromisso inalienável dos dirigentes do partido”.

Sobre a derrota em Tachira e Zulia, González afirma: “esses estados não são pouca coisa, sobretudo porque estão na fronteira com o aliado mais fiel do imperialismo norte-americano, Colômbia. Ali teremos que redobrar os esforços, para que a oposição, que é inimiga das causas populares, ainda que finja defender a democracia, não abra as portas do nosso país a uma conspiração internacional contra nossa soberania”. “Temos que redobrar os esforços em matéria de informação e educação para que a totalidade de nosso povo identifique quem é quem e tome parte no processo”.

“Devemos continuar no caminho da construção de meios de informação verossímeis e de caráter popular, no fortalecimento das Missões educativas, missão Sucre é fundamental!; apesar de termos avançado bastante, é necessário apertar o passo, dada a crise do capitalismo. Os socialistas temos a responsabilidade de demonstrar que o Socialismo é A Alternativa a um sistema que chegou à exclusão de milhões de seres humanos e a destruição de nosso planeta”.

Veja os Resultados Eleitorais.

O artigo encontra-se em ABP Notícias.