"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


domingo, 19 de outubro de 2008

A polícia mais corrupta do mundo

É a polícia colombiana. Sempre tem estado mergulhada em todos os tipos de delinquencia. Policiais que assaltam, policiais que alugam suas armas para matar, policiais que assaltam bancos, policiais praticam extorsão, policiais que sequestram, políciais que violam mulheres.

ANNCOL

Um novo escândalo dos escândalos que ocorrem em cada semana durante o regime narco-paramilitar de Uribhitler. Porque essa é a verdade. Mal sai de um escândalo quando já arrebenta outro. Fazer uma lista dos escândalos é quase impossível.

Mas lembremos alguns. Corrupção em Finagro, Supervigilância privada, do DAS e Jorgito Noguera Cotes; falsos positivos e Guaitarilla e Jamundi (ataques de policiais e militares entre si pelo pagamento dos narco-paramilitares); relações imorais com os narco-paramilitares: narco-para-política urubista; reforma do "articulito 'da Constituição para se reelger e suborno da comissão da câmara; a Operação" Xeque mate ", que não foi nem cheque nem operação porque já veio à luz que foi bolada por outros e não o regime; ministério do interior e justiça com o irmão - e nem sabia nada! – metido até a medula com o narco-paramilitarismo; assassinato de jovens na Colômbia apresentando-os como "falsos positivos", e assim seguiríamos interminavelmente.

O que queremos mencionar, neste momento, é o reconhecimento da própria polícia colombiana de sua esmagadora putrefação. Porque temos dito sempre que a polícia colombiana é a mais corrupta do mundo. Que era o refúgio de delinqüentes que queriam camuflar-se, melhor colocar o 'verde oliva'. Que era um verdadeiro ninho de víboras. E os seus generais não são os mais probos. Sempre tem estado impregnados de delinquência. De tráfico de drogas. De narcoparamilitarismo. Estão aí há muitos anos estas relações indecentes.

Mas, nesta administração, atingiram o clímax -não-sexual – mas de sua vasta podridão. Generais envolvidos no tráfico de drogas e atividades paramilitares, que é um só, narco-paramilitarismo. Generais como Oscar 'Cocaine' Naranjo- encarregado da "luta contra drogas'- que não sabia que seu irmão mais novo traficava cocaína apreendida na Europa e foi apanhado na Alemanha, onde paga 7 anos de prisão. Como o general Castro com quem 'caiu' um carregamento de 409 quilos no México, dizque foi uma "entrega controlada" por parte da DEA. E daí para baixo existe um imenso lodaçal – ou cacazal - de corrupção e assassinatos.

Policiais que assaltam, policiais que alugam suas armas para matar, policiais que assaltam bancos, policiais praticam extorsão, policiais que sequestram, políciais que violam mulheres, inclusive nas próprias estações, polícia que seqüestram jovens e não jovens, polícias que simulam autoatentados, policiais roubam terras dos camponeses e indígenas, políciais que fazem coisas inimagináveis ...

Agora eles dizem que vão "despurar" o SIJIN de Cali, pelo menos expulsaram 150 membros da referida entidade. Depurar? E aqueles que permanecem? Serão esses políciais dignos da confiança dos cidadãos? Porque a verdade é que o enorme poder corruptor da 'oligarquia política’ envolvidos no crime não pode ser resolvido com paninhos de água morna.

Somente em uma nova institucionalidade na qual se fundem outras instituições é possível recuperar a confiança pública na polícia e nas Forças Armadas. E essa nova institucionalidade está contemplada na Plataforma Bolivariana para a Nova Colômbia, que irá eliminar a raiz do câncer corrupto do império e da oligarquia, com todas as suas sequelas: crime comum, crime de tráfico de drogas, crime narco-paramilitar, crime narco-para-política , crime que transgride a Constituição, etc, etc

Será na Nova Colômbia que poderemos ver um policial comuma formação civilizada que respeite os direitos humanos e que torne o ser humano o sujeito e objeto do seu trabalho. Porque na Nova Colombia as forças militares e policiais serão o povo em armas. Enquanto isso os colombianos sabemos como ajustar-nos às forças invasoras da polícia e dos militares.

Essa é a verdade ...