"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sexta-feira, 19 de setembro de 2008

A solidariedade com as FARC na Dinamarca continuarão apesar de um julgamento desfavorável



por Fighters and Lovers



Ontem, às 12 horas, horário local, a Corte Dinamarquesa de Segunda Instância emitiu o parecer final a Guerreiros e Amantes (Fighters+Lovers) que significou a absolvição total de um dos membros e condenações simbólicas aos demais. Todos os condenados gozam de sua libertade e afirmam que vão continuar com seus esforços para fazer com que as FARC tenham o reconhecimento político que a insurgência colombiana merece, para que se possa negociar a paz.



– “Nós mantemos nossa solidariedade com os que sofrem a repressão do regime mafioso da Colômbia. Convidamos a todas as pessoas de bem para que sigamos juntos trabalhando pela paz na Colômbia,” disse Bobby Schultz de Guerreiros e Amantes, que sente-se muito feliz por seu companheiro que hoje foi absolvido.

- “Já está na hora do governo colombiano parar a repressão à oposição política do áis. Já é hora de uma abertura democrática”, afirma Bobby Schultz.

Preben Mikkelsen, um membro absolvido, disse:

“Estou totalmente assombrado de que alguns dos meus amigos foram condenados e eu não. Eu sigo com o meu apoio às lutas de libertação dos povos em minhas atividades.”

Ao sair da Corte os membros de Guerreiros e Amantes foram recebidos por uma multidão de gente com aplausos, champagne e música.

“Estamos muito agradecidos por todo o respaldo e apoio que recebemos, tanto a nível nacional como internacional”, disse Katrine Willumsen de Guerreiros e Amantes, que hoje foi absolvida.

- “La Corte de Primeira Instância em Copenhague já determinou que as FARC da Colômbia e o FLFP da Palestina não são terroristas. São movimentos de libertação legítimos, que lutam contra regimes repressivos e anti-democráticos, e por isso seguimos as atividades”, expressa Katrine Willumsen, que confirma que a decisão na Corte Nacional não implica que a luta de libertação dos povos sejam consideradas ações terroristas.

O julgamento em poucas palavras:

-2007, dez.: A Corte de Primeira Instância em Copenhague determinou que as FARC da Colômbia e o FLFP da Palestina não são organizações terroristas.

-2008, set.: Provas colombianas de tortura: A Corte Dinamarquesa de Segunda Instância repudiou todo o material da Procuradoria, entregue pela Colômbia, porque se baseava em confissões obtidas mediante a aplicação de tortura.

-2008, set.: Monta-se um escândalo na Corte por conta das afirmações do Chanceler Colombiano, Jaime Bermúdez, que insinuou que foi o governo Colombiano quem apelou pela absolvição total dos membros de Guerreiros e Amantes. A afirmação do ministro foi absolutamente rechaçada pela justiça dinamarquesa.

-2008, set.: O coletivo sindical da TIB de Copenhague, que fez uma doação às FARC, é agora contactado pelas FARC para informar-lhe que o dinheiro foi empregado para construir uma biblioteca.

- “Ao nosso modo de ver é absolutamente legal optar pela luta armada em um país onde os sindicalistas são presos, torturados e até assassinados por criticarem o regime no poder”, disse Viggo Toften Jørgensen, porta-voz do coletivo sindical.

- Os veteranos da resistência dinamarquesa que lutaram contra a ocupação nazista durante a Segunda Guerra Mundial também enviaram uma doação simbólica às FARC.

- “A realidade nos têm mostrado que a luta armada pode ser necessária como a última opção na luta pela liberdade”, disse Anton Nielsen, presidente da associação Horserød-Stutthof.


Guerreiros+Amantes – um resumo

Guerreiros+Amantes trabalha no terreno fronteiriço entre a moda, a cultura e a política. G+A é uma marca, uma empresa de roupa e uma produtora de música. Em um mundo injusto, G+A levanta-se pela solidariedade e o direito de lutar pela liberdade. G+A faz roupa de estilo urbano vibrante, acessórios de solidariedade e eventos culturais. G+A é ativamente solidária com os movimento FLFP, na Palestina, e as FARC, na Colômbia, não os considerando nem anjos nem demônios, mas povos, que travam uma luta legítima contra a invasão ilegal de Israel e o brutal regime colombiano, respectivamente.

Guerreiros+Amantes em poucas palavras

Em janeiro de 2006, Guerreiros+Amantes ficou conhecida através de uma coleção de camisetas em cores laranja, rosa e branco, lançados com o slogan “Faça-se genial e levante-se pela liberdade”. A coleção chamou poderosamente a atenção com 600 pedidos de todos os continentes e cobertura da BBC e Al Jhazeera. Logo, G+A lançou a coleção 2007, com livros de bolso, isqueiros e o disco Cumbia Clash.

amayaluisenrique@hotmail.com

Este artigo encontra-se na ABP Notícias.