"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Repúdio ao atentado criminoso em Cali

O atentado criminoso ao Palácio de Justiça de Cali, no departamento do Vale do Cauca, é digno de repúdio em todos os aspectos, principalmente porque as vítimas são civis inocentes.


Por Voz, semanariovoz@etb.net.co


Quem quer que tenha sido o responsável não pode apresentar uma única justificativa para um fato tão reprovável e desprezível.


Além disso, atentar contra uma instituição da Justiça, precisamente quando se multiplicam os covardes ataques do presidente Uribe Vélez e de altos funcionários governamentais, seria uma estupidez. Os únicos beneficiados com essa ação terrorista e carente de qualquer sentido político são os que desde os mais altos cargos querem pressionar a Justiça para pôr um fim nas investigações sobre a parapolítica.


Mais uma vez esse tipo de atentado, sempre tão oportuno, serve como um factóide para o Governo Nacional, desviando a atenção em mais um dos seus muitos momentos de dificuldades.


www.geocities.com/vozxcol/voz.pdf
**********************


Vereador de Polo, em Cali, rejeita atentado terrorista


Por Wilson Arias


wilsonariasc@yahoo.es


O vereador de Cali, Wilson Arias, mostrou indignação ao comentar o ato terrorista contra o Palácio de Justiça e convidou o Prefeito “a estabelecer com absoluta clareza a procedência dos fatos” para que eles não virem pretexto para novas justificativas “ao discurso da segurança democrática” ou “às limitações das liberdades públicas pelo direito à mobilização cidadã”.


Na carta dirigida a Jorge Iván Ospina o vereador de oposição acrescentou: “Tenha sido ou não a guerrilha a autora desses atos, eles deveriam motivar uma definitiva reflexão dos grupos insurgentes sobre a forma da sua luta nas atuais condições de isolamento em que se encontram”.


Espero que manifestações como esta, que procedem de uma nítida posição de esquerda, transcendam os meios de comunicação e sejam levadas em conta por tais grupamentos guerrilheiros, assinalou o vereador do Pólo Democrático Alternativo.


Escritório de imprensa


Vereador Wilson Arias


A seguir, o texto da carta que o vereador Wilson Arias dirigiu ao Prefeito Jorge Iván Ospina.


Santiago de Cali, 1º de setembro de 2008.


Doutor


Jorge Iván Ospina


Prefeito de Santiago de Cali


Nesta.


Respeitável Sr. Prefeito:


Em relação ao ato terrorista cometido contra as instalações do Palácio de Justiça na cidade de Santiago de Cali venho aqui expressar a minha enérgica rejeição.


Qualquer que seja a sua procedência, esses atos são de natureza execrável, tanto pelas mortes e lesões que produzem em pessoas inocentes, quanto porque buscam intimidar a opinião pública, constrangê-la, o que em si mesmo limita a democracia. Além disso, com freqüência elas buscam favorecer medidas governamentais que restringem essa democracia, já bastante precária em nossas latitudes.


Senhor Prefeito, é importante que se estabeleça com absoluta clareza a responsabilidade desses atos. A muitos surpreende a lamentável coincidência entre esses feitos e a insistência por incrementos no orçamento e uso da força repressiva em sacrifício de investimentos sociais e outras políticas estatais inadiáveis. Não aceitamos que esses atos isolados, mesmo que profundamente lamentáveis, justifiquem o discurso da “Segurança democrática”, os alardeados pressupostos de guerra e o autoritarismo, que limitam as liberdades públicas e o direito à mobilização cidadã.


Além disso, tenha sido ou não a guerrilha a autora desses feitos, eles deveriam motivar uma definitiva reflexão dos grupos insurgentes sobre a ação armada, nas condições de enorme isolamento em que se encontram hoje.


Atenciosamente,


Wilson Arias Castillo


Vereador do Polo Democrático Alternativo


www.polodemocratico.net