"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sábado, 9 de agosto de 2008

O que dirá agora o narcotraficante-paramilitar J. M. Santos?

O regime narcotraficante-paramilitar está a cada dia afundado no ‘chiquero’* de suas próprias ações. Pelos seus delitos e ações ilegais. Os ‘colaboradores’ próximos do narcotraficante-presidente ou estão na cadeia ou perto de entrar nela. E a prisão aguarda mais personagens de alto escalão.


ANNCOL


As listas dos ‘cocotudos’ - como os chamam na Radio Café Stéreo - estão disponíveis a quem quiser conferir-lhes o conteúdo. Todos são ‘uribistas’, liberais ou conservadores. Todos pertencem ao establishment. Todos são narcotraficante-paramilitares. Todos são corruptos.


Os que esperam o chamado da Corte Suprema para prestar depoimentos conservam um medo como nunca se viu na Colômbia. Tremem como covardes que são. São muito 'chachitos' quando ordenam o genocídio de camponeses, indígenas, operários, estudantes e mulheres, sindicalistas e líderes de esquerda. Mas quando têm que mostrar sua valentia perante o tribunal que julga esses seus crimes, aí sim a ‘valentia’ se esfuma ou se esconde no lugar mais abominável que tem o ser humano.


E isso tudo porque a Corte Suprema os julga apenas por ‘acordo para o crime’. Mas sempre nos perguntamos: Das 143 mil vítimas desse bando de assassinos - militares e narcotraficante-paramilitares -, nenhuma morte foi ‘ordenada’ por político-narcotraficantes uribistas? Em quantas mortes envolveram-se Mario Uribe, Rubén Darío Quintero, Miguel de la Espriella, Maloff, os Ramírez, os García Orejuela, etc etc? Observe, caro leitor, a lista que fez o jornalista Daniel Coronell em um excelente artigo chamado “Os que nada sabem”.


Ou será que os político-narcotraficantes se horrorizam ao ver sangue e atuam, como Salvatore Mancuso disse que atuou Fachito Santos, ao afirmar que ele "não servia para essas coisas"? Não serve para ‘essas coisas’, mas serve para 'outras coisas': mandar assassinar, massacrar, seqüestrar, executar sumariamente, raptar, isto é, cometer todos os crimes que cometem os militares-narco-paramilitares?


O regime narcotraficante-paramilitar de Uribhitler não tem como esconder mais seus assassinatos e suas violações de direitos humanos. Por isso, recorre a uma estratégia. Arma um factóide interno e externo. ‘Pesca em rio turbulento, ganham os pescadores', parece ser o lema. Inventa a FARC-política, mesmo que para isso já exista a Promotoria, e envolve nela conhecidas figuras da esquerda na Colômbia porque diz que elas aparecem no computador de Raúl Reyes. E quem não aparece neles? Se essas personalidades desempenharam bem os seus afazeres intelectuais, com certeza aparecem em um, dez, quinhentos e-mails. Principalmente se - como dizem os mesmos funcionários estatais, as FARC têm contatos com todo o mundo no mundo inteiro - são favoráveis à busca pela paz e não suportam ver o narcotraficante-paramilitar no poder porque lhe dá 'asco'.


Do ponto de vista de um observador externo, vemos funcionários públicos montando ‘filmes’ sobre como ‘viajaram 6 membros das FARC’ para reunir-se com o presidente constitucional e legal da Nicarágua, Daniel Ortega, como se uma entrevista entre um presidente de um país e as FARC, no território desse país, fosse um delito para o qual aplicam extraterritorialmente as ‘leis colombianas’. Mas perguntamos: O que afinal lhes preocupa tanto? Que as FARC obtenham mísseis antiaéreos, como resenhou o diário El País, de Cali? Ah, basta de ‘especulações absurdas’. Nós achamos que - quando as FARC tratar de obter esses mísseis - se já não os conseguiu -, não vai dar margem a comentários maldosos sobre um aliado e além disso tais mísseis obtêm-se no ‘mercado negro’, onde, aliás, parece que há muitos desses alarmistas movimentando-se.


Nesse clima de polvorosa é notável que governos socialistas ainda se deixem manobrar pelo desprestigiado e criminoso regime narcotraficante-paramilitar de Uribhitler por meio do ‘conto do galo capão’ dos computadores ou de 'ataques terroristas' a suas embaixadas, como ocorreu na Suíça. Ora, sempre soubemos pela ANNCOL que as FARC têm uma política de fronteiras na qual se compromete solenemente a não realizar ações militares em terras estrangeiras. E pelo que sabemos vêm mantendo sua palavra.


Ao contrário dessa propaganda, todo mundo deve saber que os criminosos, os que praticam o Terrorismo de Estado na Colômbia são precisamente personagens que estão nas altas esferas do governo, e nas baixas também. Já vimos que os detidos pela narcopolítica e a yidis-política são todos, todos mesmo, membros dos partidos uribistas. Já vimos que o jogo do ministro da defesa, Juan Manuel 'La Hiena' Santos, tem comprometido até o presidente do partido, que foi também presidente do Congresso. E essa situação levou ao 'partido do U' - que agora se está de fato “partido” - a uma completa pulverização interna.


Por essa razão voltamos a perguntar: Quando Uribhitler e sua corja narcotraficante-paramilitar vão renunciar? Quando vão desocupar a ‘cadeira elétrica’ presidencial? Quando vão deixar a ‘cadeira elétrica’ os congressistas corruptos e os narcotraficante-paramilitares?
A verdade é que o povo colombiano merece uma nova Colômbia, em paz, com justiça social, democracia, liberdade, pluralismo, independência e soberania nacional. Sobre isso a oligarquia não pode dizer mais nada. Seus delitos a condenam.
-----
* Chiquero: Expressão colombiana. Criadouro de porcos onde se criam os animais sem as mínimas condições adequadas, quase sempre toda entupida.