"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


domingo, 27 de julho de 2008

Telesur: um crime fraudulento


O canal de notícias multi-estatal TeleSUR emite um comunicado em resposta às recentes declarações do ministro de Defesa colombiano, Juan Manuel Santos, em referência ao uso ilegal que deu o governo de seu país {a logomarca dessa instituição jornalística.

Em seguida, transmitiremos o comunicado na íntegra:


Comunicado TeleSUR


Fiéis ao compromisso de informar de forma oportuna e verdadeira, há alguns dias registramos e comunicamos à nossa audiência as declarações do ministro colombiano da Defesa, Juan Manuel Santos, durante um Fórum no Centro para o Progresso Americano na cidade de Washington, Estados Unidos, onde afirma que treinaram militares “para que se disfarçassem de um italiano, um australiano, um árabe, um médico, uma enfermeira e um cinegrafista da TeleSUR”.

A respeito disso, a TeleSUR, canal multi-estatal informativo, se permite enfatizar diante da opinião pública mundial que:


1- Passar-se por jornalistas em uma operação militar é uma simulação leviana e uma fraude escabrosa tanto quanto passar-se pela Cruz Vermelha Internacional, que não pode ser aceita sob nenhum pretexto, porque viola os direitos humanos, os acordos internacionais e as leis da guerra, que são conquistas da civilização.

2- Tal irresponsabilidade constitui-se em um perigo para a vida de profissionais inocentes, precariza sua segurança e assim vai contra o direito universal à informação.

3- Rigorosidade e honestidade são os cimentos do trabalho cotidiano da TeleSUR. Este canal está comprometido em transmitir a informação de maneira veraz e oportuna, como bem sabe o governo colombiano e aqueles países onde temos correspondentes.

4- Nem jornalistas, nem qualquer membro da Telesur participaram nem participarão na denominada “Operação Xeque”, nem em nenhuma ação alheia ao objetivo de informar.

5- Telesur não deu nem dará autorização ao governo colombiano, nem a nenhum outro, para a utilizar as logomarcas dessa instituição jornalística.

6- Exercemos nosso trabalho de maneira ética e responsável, portanto rechaçamos energicamente que utilizem nosso nome para tornar a verdade a primeira baixa da batalha.

7- Telesur respeita as leis internacionais e as de cada país, incluindo a da Colômbia, portanto exigimos reciprocidade.

8- De imediato, a Telesur avalia as possíveis ações legais e denúncias internacionais que possa realizar em resposta a esta agressão e a nossa credibilidade e independência.

9- Telesur agradece as incontáveis manifestações de grêmios e associações jornalísticas, comunicadores sociais, artistas e intelectuais de todo mundo que se somaram em repúdio a esta ação cometida pelo governo colombiano.

América Latina, Cidade de Caracas, 26 de Julho de 2008.
TeleSUR / AV