"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sexta-feira, 11 de julho de 2008

Comunicado do Secretariado do Estado Maior Central das FARC-EP

COMUNICADO

1. A fuga dos 15 prisioneiros de guerra, na penúltima quarta-feira, 2 de julho, foi conseqüência direta da depreciável conduta de Cesar e Enrique, que traíram seu compromisso revolucionário e a confiança que neles foi depositada.

2. Independente de um episódio como o que aconteceu, inerente a qualquer confrontação política e militar, onde se apresentam vitórias e revezes, mantemos vigente nossa política de concretizar acordos humanitários que efetuem a troca e, além disso, protejam a população civil dos efeitos do conflito. Ao persistir no resgate como única via, o governo deve assumir todas as conseqüências de sua temerária e aventureira decisão.

3. A luta pela libertação dos nossos e dos outros combatentes presos sempre estará na ordem do dia no conjunto das unidades farianas, especialmente em sua direção. Levamos todos eles em nossas mentes e corações.

4. O caminho para concretizar as transformações revolucionárias, em nenhuma parte do mundo nem em nenhum momento da história foi fácil, pelo contrário, e por isso nosso compromisso aumenta diante de cada empecilho ou dificuldade.

5. A paz que a Colômbia requer deve ser resultado de acordos que beneficiem as maiorias, não deve ser a paz dos cemitérios sustentada pela corrupção, o terror de estado, os crimes e a traição. As causas palas quais lutam as FARC-EP seguem vivas, o presente é de luta e o futuro é nosso.

Secretariado do Estado Maior Central.
FARC-EP
Montanhas da Colômbia, 5 de julho de 2008.