"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quarta-feira, 16 de julho de 2008

As Notas de Anncol


Não é fácil conter a raiva e as lágrimas ao ver um jovem preso sendo interrogado, que se acredita tratar do canadense Omar Khadr, chorando e pedindo ajuda e dizendo que o têm torturado e perdeu seus olhos e pernas. Por outro lado, a ex-prefeita de Apartado obteve um merecido reconhecimento em Nantes, França, no último 3 de Julho.

Por Juan Carlos Vallejo*

A Corte Penal Internacional viola seus estatutos

Surpreende a serenidade com a qual a Corte Penal Internacional e seu fiscal, Luis Moreno Ocampo, solicitaram a prisão por genocídio e crimes contra a humanidade de Omar Hassan al-Bashir, presidente em exercício do Sudão, um país que não é signatário do Tratado de Roma, que deu origem à Corte. Da mesma forma, a investigação do fiscal Moreno Ocampo só começou há cinco anos, quando os cristãos começaram a ser as vítimas, mas não começou há dez anos, quando as vítimas eram muçulmanas e o governo estava sob o controle dos cristãos.

Cabe perguntar se esta mesma serenidade se aplicará ao governo Bush, que iniciou o genocídio no Iraque há também cinco anos e é presidente em exercício de um país que tampouco é signatário do Estatuto de Roma. Ou ao ilegítimo presidente Uribe da Colômbia, com reconhecido passado criminal, amigo de Pablo Escobar e criador dos esquadrões da morte chamados “Convivir”. Ou por que não atuou contra José Maria Aznar ou Tony Blair, que já não são presidentes?

Cabe recordar que o Fiscal da Corte Penal Internacional foi funcionário do Banco Mundial desde 1990 e professor das conservadoras universidades de Harvard e Stanford, nos Estados Unidos.

Exibem vídeos dos atrozes crimes em Guantánamo

Não é fácil conter a raiva e as lágrimas ao ver um jovem preso sendo interrogado, que se acredita tratar do canadense Omar Khadr, chorando e pedindo ajuda e dizendo que o têm torturado e perdeu seus olhos e pernas.

A Corte Suprema do Canadá obrigou as autoridades a exibir todos os vídeos que tinham sobre os detidos em Guantánamo. Os advogados de Khadr já começaram.

Esperemos que o Fiscal da CPI, tão rápido para investigar os presidentes africanos, o faça com os criminosos que estão por trás da invasão ilegal do Iraque.

A fonte é a BBC e o vídeo pode ser visto em:

http://news.bbc.co.uk/hi/spanish/international/newsid_7507000/7507593.stm

O New York Times também apresenta uma versão mais extensa, mas oculta a parte mais dramática:

http://www.nytimes.com/2008/07/16/world/16khadr.html?_r=1&hp&oref=slogin

O vídeo causou comoção no Canadá (país que apoiou a invasão e envio de tropas). Esperam-se grandes protestos contra o governo ultra-conservador canadense, seguidor de Bush.

A arma política de Miss Universo

Este detestável concurso, que reduz a condição de mulher à uma coisa comercial e que parece uma feira agropecuária, possui claros elementos classistas e políticos. N última coroação da representante da Venezuela foi uma amostra clara disso. A mulher utilizou um traje de coroação totalmente amarelo, que é a cor da “oposição” na Venezuela. Nada de estranho, se um dos donos do concurso é ninguém mais, ninguém menos, que Gustavo Cisneros, um dos mais reconhecidos inimigos da Revolução Bolivariana.

Diariamente a verdade vai aparecendo

Já está passando a festa do “resgate” e agora vêm as dores de cabeça, conforme vai aparecendo a verdade e as pessoas vão descobrindo que tudo não passou de um teatro; das tantas que têm sido encenadas ao povo colombiano. Cada vez se complicam mais, em meio às suas mentiras, o narcogoverno colombiano. Por mais que tratem de ocultá-lo, a verdade sobre o acontecimento irá se impôr.

“César” e “Ernesto” não são extraditáveis

Que não venham aqui com mentiras os fantoches do governo. Não podem extraditar aos dois guerrilheiros sob a lei colombiana, pois o delito que se cometeu contra os estrangeiros foi político, em solo colombiano e sob um ato de guerra. Mas não é de se estranhar que a Corte mude a interpretação da lei, já que joga do lado do narco-governo ilegítimo de Uribe.

A Cruz Vermelha Internacional investiga

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha enviou delegados à Colômbia para entrevistar-se com os dois guerrilheiros presos e saber, em primeira mão, se o narco-governo colombiano utilizou os emblemas do CICV.

Parabéns à Gloria Cuartas

A ex-prefeita de Apartado obteve um merecido reconhecimento em Nantes, França, no último dia 3 de Julho. O prêmio Nantes foi outorgado no Terceiro Fórum Mundial dos Direitos Humanos. Gloria foi uma mulher valente e comprometida com a paz, os direitos da mulher e os direitos das comunidades mais pobres e humildes da Colômbia.


*Escritor e analista político internacional