"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


terça-feira, 29 de abril de 2008

Os bandos dos primos

- No “pelourinho” te espero. A canção da moda. Que houve, que houve, primo, até quando? Os bandos dos primos Uribe e o bando dos primos Santos.

Por ANNCOL

O povo colombiano, em sua imensa sabedoria, canta por estes dias umas canções de um cantor vallenato - que, por coisas da vida, também se narco-paramilitarizou –, com o qual o narco-paramilitar presidente Álvaro Uribe Vélez farreou em San Ángel (Magdalena) com “Jorge 40”, já que este não pôde conseguir-lhe a “Poncho” Zuleta (outro narco-paramilitar)

O primo Mario foi rechaçado por Costa Rica – a pesar de seus “investimentos” lá – e se lhes desbaratou a “movida”. É que os primos haviam pensado, te vais a Costa Rica, desfrutas teu bilhete lá até que eu, “com meu efeito teflón”, arranjo as coisas por aqui.

Porém, a ação popular se lhes desbaratou. O Movimento de Vítimas e o Coletivo de Advogados se mobilizaram e impediram que “o primo” evadisse a “justiça” – assim seja a burguesa – e agora está cantando “no pelourinho te espero”.

Enquanto o narco-paramilitar presidente está tratando de tapar a caçapa em que converteram o Estado. Esse edifício vetusto já não o compõe ninguém. Só resta derrubá-lo e de suas cinzas começar a construção de um novo Estado.

Porque de nada valerá que Uribhitler diga agora que “está sendo investigado pelo massacre do Aro”, numa manobra tendente a ocultar a gravidade da detenção do “primo” Mario. Tampouco que diga que está “pensando uma segunda re-eleição”, posando do tipo que tem capacidade de manobra como para pôr ao povo a falar disso. Não. Nos atuais momentos não valem manobras de distração.

Tampouco valem que J. M. “La Hiena” Santos promova um debate na Câmara de Representantes diz que sobre a “Farco-política”. Ouça, “Hiena”, não vês que estás falando desde uma das instituições questionadas e corrompidas? Não sentes o cheirinho que despem tuas “escutas”? Estás cômodo no recinto? O estás porque tu também despes também o odor putrefato, igual que o “primo” Francisco Santos, igual que o “presidente” de teu partidozinho, a U, igual que “Ubérrimo”. Te diz algo tudo o que te digo?

“Os bandos dos primos” não podem seguir governando a Colômbia porque ambos são igualmente corrompidos. Tanto “o bando dos primos” Uribe, como “o bando dos primos” Santos.

O que está na ordem do dia é a captura de todos “os primos” e enviá-los ao “Pelourinho”. Fechar o Congresso e decretar espúria a eleição presidencial.

E deve ser a Corte Suprema a que deve promover o processo da recuperação da institucionalidade colombiana, já que, com suas atuações, se o ganhou. E desde o mesmo momento de assumir a interinidade presidencial, deve expedir um decreto chamando à conformação da Assembléia Nacional Constituinte, que, em prazo não maior de seis meses, deve expedir uma Constituição popular.

Nesta Constituinte participarão todos os setores sadios do país. Grêmios, sindicatos, partidos políticos – os “sadios”, proibidos os narco-paramilitares – e a Insurgência Armada das FARC e do ELN.

A Nova Constituição nos dará a nova ferramenta para um Novo Governo que, rumado para a Nova Colômbia, alcance a paz com justiça social, pluralismo, liberdade, independência e soberania nacional.

Desde esse momento, os colombianos começaremos a viver plenamente a vida.

JMC