"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


terça-feira, 11 de março de 2008

Um delinqüente terrorista chamado Uribe Vélez.



O embaixador venezuelano na OEA definiu certeiramente a ‘Resolução’ do organismo. A Resolução descreve ao delinqüente e condena ao ato criminoso que ele cometeu, mas não dá nome ao delinqüente. Ainda que todo o mundo saiba quem é e conheça sua sórdida história.

ANNCOL

Mas esta é a história de um delinqüente. Como todo o delinqüente, acredita que triunfará sobre a justiça. Não sabemos se sobre a justiça burguesa, por que a justiça popular já lhe deu seu veredicto.


Por um lado, a FIDH – que agrupa 155 ONGs de Direitos Humanos - o processou ante a Corte de Haya já em 2005. Demanda na qual estão ao seu lado os seus sócios, os narco-paramilitares, e que se torna ainda mais necessária pela impunidade que cria a mal chamada ‘Lei de Justiça e Paz’. Igualmente, a Associação dos Advogados está preparando uma processo ante a CPI toda vez que a justiça colombiana demonstra ser incapaz de julgar ao ‘delinqüente’ Álvaro Uribe Vélez.

Para que não restem dúvidas, a Corte Suprema processou 64 membros da narco-para-política uribista, sendo que 21 deles já estão presos, o que tem afundado o governo de Álvaro Uribe Vélez e o Congresso numa crise institucional nunca vista na história colombiana.

Os militares estão profundamente corrompidos, começando pelo seu general de maior antiguidade, Oscar “Cocaína” Naranjo, que está enrolado em suas relações com chefes da máfia do narcotráfico e está com seu irmão preso na Alemanha,
Por quê?
Preso como narcotraficante, naturalmente. Haverá alguma dúvida?
Mas se lhe resta alguma dúvida que os narco-paramilitares são paridos do Estado, da ‘classe política’, o narco-paramilitar reconhecido como ‘H.H.’, ou Ever Veloza, disse ontem que os “para-militares foram introduzidos em Buenaventura – porto no litoral do oceano Pacífico - pelos militares”.

Já Salvatore Mancuso denunciou que a Bavaria e a Postobón financiavam os narco-paramilitares, assim como denunciou que o vice-presidente Francisco Santos queria ter um Bloco Narco-paramilitar só para ele manejar sozinho, o Bloco Capital.
Seu ministro, do interior, Holguín, está relacionado com os narco-traficantes do Valle, a família Grajales. E como se fora pouco, seu assessor, José-Obdulio Gaviria, é primo de “Don” Pablo Escobar Gaviria (também primo de César Gaviria Trujillo) e 2 de seus irmãos pagaram prisão nos Estados Unidos, precisamente, por serem narco-traficantes.

Como reza o ditado: ‘dize-me com quem andas que te direi quem és’.
Álvaro Uribe Vélez sempre andou rodeado de narco-traficantes e para-militares. Por isso a máxima de Piedad Córdoba não tem nem um pingo de inverdade: “Todos os caminhos do narco-paramilitarismo conduzem à Álvaro Uribe Vélez”.

E, agora, acaba por acumular um delito a mais: Terrorismo internacional contra um país, no caso o Equador. Não esperamos maiores condenações por parte da OEA. Mas ele não escapará à justiça popular.

Hoje saímos às ruas para denunciar o Terrorismo de Estado na Colômbia e para homenagear as suas vítimas. 11.282 vítimas assassinadas fora de combate, sendo 85% delas executadas pelos narco-paramilitares e, quiçá, algo entre 5-10%, pelas forças militares.

Uribe, no entanto, terminará como Fujimori.