"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


terça-feira, 11 de março de 2008

Novos assassinatos de sindicalistas, atentados e ameaças



Assassinada CARMEN CECILIA CARVAJAL RAMIREZ, professora afiliada à ASINORT;
LEONIDAS GOMEZ ROZO, dirigente nacional da União Nacional dos Empregados Bancários;
GILDARDO ANTONIO ANTONIO GOMEZ ALZATE, educador e delegado da Associação de Instituições de Atioquia-ADIDA. Já são 9 sindicalistas assassinados em 2008 na Colômbia, informa CUT.

ANNCOL/CUT

A Central Unitária dos Trabalhadores da Colômbia, CUT, por meio de seu departamento de Direitos Humanos e Solidariedade, denuncia perante a opinião pública nacional e internacional os seguintes fatos a partir da realização da marcha “Por la Dignidad de las Víctimas”:

* “A continuidade das ameaças, fustigamentos e perseguições contra dirigentes sindicais e defensores dos Direitos Humanos (chamadas telefônicas, mensagens de texto, e-mail).


* O atentado de que foi vítima o companheiro RAFAEL BOADA, Presidente da União Nacional dos Empregados Bancários – Uneb – Seccional Bucaramanga, fatos ocorridos no dia 07 de março do presente ano; atentado que se materializa nos disparos realizados por indivíduos que deslocavam em uma moto no impactando no pára-brisa do veículo particular do companheiro BOADA.

* O assassinato da companheira CARMEN CECILIA CARVAJAL RAMIREZ, docente da Escola Normal – Superior do município de Ocaña-Norte de Santander, e afiliada da ASINORT, este insucesso ocorreu no dia 04 de março, nas primeiras horas da manhã, quando se preparava para dirigir-se ao seu local de trabalho.

* O assassinato do companheiro LEONIDAS GOMEZ ROZO, dirigente nacional da União Nacional dos Empregados Bancários, integrante da Equipe Nacional de Educação da CUT, membro da direção do POLO no distrito de Bogotá.

O companheiro LEONIDAS, desaparecido desde o dia 05 de março, no dia 08 de março foi encontrado por sua família e companheiros, brutalmente assassinado em seu apartamento.

* O assassinato do companheiro GILDARDO ANTONIO GOMEZ ALZATE, educador e delegado da Associação de Instrutores de Antioquia – ADIDA, membro do Centro de Estudos e Pesquisas Docentes – CIED, assassinado no último 07 de março, nas primeiras horas da noite.

Desafortunadamente, até o fechamento da elaboração desta denúncia, são 9 sindicalistas assassinados no transcorrer do presente ano.

Continuamos elevando nossa voz de denúncia e rechaçando o extermínio do movimento sindical por diferentes vias e muito mais o extermínio físico; de igual forma, estamos exigindo do governo nacional, departamental e Distrital, as investigações e esclarecimentos destes fatos.

Expressamos nossos sentimentos de condolências e solidariedade às famílias e às organizações que hoje se enlutam.

DOMINGO TOVAR ARRIETA
Diretor do Departamento de Direitos Humanos e Solidariedade
Bogotá, 10 de março de 2008
www.cut.org.co