"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


segunda-feira, 24 de março de 2008

Comunicado do Secretariado das FARC-EP

1. Informamos à opinião pública nacional e internacional, que na madrugada do dia 7 de março foi assassinado por infiltrados do exército o comandante Iván Ríos, integrante do Secretariado das FARC e sua companheira. Em um ato que reflete a degradação da guerra, os assassinos cortaram a mão direita do comandante para apresentá-la como troféu e como prova de sua ação ao coronel da VIII Brigada do exército, macabra exigência dos comandos militares colombianos bem próxima da moto-serra. Para encobrir esse covarde e vil assassinato, o Fiscal Geral, Mario Iguarán, com umpúdico cinismo pretende vinculá-lo à um ato de legítima defesa.

2. Com a bandeira do socialismo bolivariano recolhida em sinal de luto, rendemos nossa sincera homenagem ao comandante guerrilheiro. Os nossos não morrem na hora de sua morte porque continuam vivos no projeto político e social das FARC e no anseio de paz e dignidade do povo. Iván Ríos havia ingressado na década de 80 à Quinta Frente em Urabá. Sua vida guerrilheira transcorreu forjando consciências, organizando o povo. Em 2000 se integrou, com altura e capacidade à Comissão Temática dos diálogos do Caguán, e desde novembro de 2003 fazia parte do Secretariado das FARC no lugar do inesquecível Efraín Guzmán. Consequente com seu juramento, Iván Ríos ofereceu sua vida pela causa dos pobres.

3. Rechaçamos o ensinamento do Presidente da Colômbia e dos comandos militares com os cadáveres de seus adversário abatidos. Cortaram uma mão de Iván Ríos. Raúl Reyes foi insultado depois de morto pelo Presidente na reunião do Grupo do Rio, em Santo Domingo; e agora não quer entregar os restos mortais. A vileza do Estado apenas aumenta a nossa nobreza. Eles temem até mesmo os cadáveres dos guerrilheiros bolivarianos do século XXI, que sentem como suas as lutas dos povos do continente, que fazem parte da heróica resistência à espoliação neoliberal da Nossa América, que não morrem porque seguem sonhando com seus companheiros e com o povo na Nova Colômbia, a Pátria Grande e o socialismo.

4. A guerra que desempenhamos é uma guerra justa porque é contra a opressão, pela vida, pela paz, a soberania do povo e a justiça social. A força dos ideais é imbatível. Não importam os milhões e milhões de dólares que o governos dos Estados Unidos ceda ao governo da Colômbia para financiar a guerra, se estamos destinados a triunfar.

5. Informamos ao nosso povo e à comunidade internacional que o comandante Jaramillo foi designado o novo integrante do Secretariado das FARC.

“O que seria da vida sem o estalar do trono da resistência em nossas mãos e o fogo da Pátria Grande nos canhões”... Venceremos!

Secretariado do Estado-Maior Central das FARC
Montanhas da Colômbia, 8 de março de 2008