"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


terça-feira, 4 de março de 2008

COMUNICADO DO ESTADO-MAIOR CENTRAL DAS FARC

1. Informamos ao povo colombiano e a opinião pública internacional, que foi morto o comandante Raúl Reyes, revolucionário integral e exemplar, que entregou toda sua vida à causa dos explorados, a liberação nacional e a Pátria Grande que sonhou Bolívar. Rendemos honras para ele e para os outros 15 guerrilheiros caídos ao seu lado.

2. O comandante caiu cumprindo a missão de concretizar, através do Presidente Chávez, uma entrevista com o presidente Sarkozy, onde se avançará em encontrar soluções à situação de Ingrid Betancourt e ao objetivo do Intercâmbio Humanitário.

3. A animosidade do ataque, a perversidade e o cinismo mentiroso de Álvaro Uribe para deformar as circunstâncias da morte do comandante Raúl, não apenas tensionam perigosamente as relações desse governo com as repúblicas irmãs, mas também golpearam com gravidade as possibilidades do Intercâmbio Humanitário e anularam a saída política ao conflito com esse regime para-militarizado e pró-yankee.

4. Aos presidentes Hugo Chávez, Nicolas Sarkozy, Rafael Correa, Daniel Ortega, Cristina Fernández, Evo Morales e a todos os governos amigos da paz, aos familiares dos prisioneiros e essa imensa maioria que apóia o Intercâmbio Humanitário os pedimos que continuem lutando pelo despejo em Florida e Pradera.

5. A causa da paz cimentada na justiça social pela qual o comandante Raúl Reyes dedicou sua vida, segue viva nos lugares mais altos das montanhas da Colômbia, na Plataforma Bolivariana, o Plano Estratégico das FARC e na vontade inquebrantável de luta dos guerrilheiros e do povo em todo o país. Recordaremos Raúl sempre com um profundo carinho, destacando-se em sua firmeza revolucionária, sua perseverança, seu tesão e eficácia para levar ao conhecimento da comunidade internacional a realidade das FARC como exército Revolucionário e, seu interesse para dinamizar a estratégia bolivariana de unidade continental.

6. Informamos que o comandante Joaquín Gómez ingressa a partir desta data como membro pleno do Secretariado d Estado-Maior Central.

Honra e Glória eterna para o comandante Raúl Reyes.

Pela Nova Colômbia, a Pátria Grande e o Socialismo: Nem um passo atrás!

Secretariado do Estado-Maior Central das FARC-EP

Montanhas da Colômbia, 2 de Março de 2008