"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quarta-feira, 26 de março de 2008

Colômbia, um estado narco-paramilitar, mafioso


Os uribistas se vangloriam porque na Colômbia, apesar de tudo –de tudo!- há pessoas que se atrevem a denunciar que o Estado colombiano se narco-paramilitarizou, ou seja, é um estado mafioso.

ANNCOL

Ontem os putrefatos uribistas realizaram, encabeçados pela presidente do Senado, Nancy Patricia Gutiérrez, um debate contra a senadora liberal, Piedad Córdoba. E deveria vê-los chorando porque a negra Piedad disse no exterior o mesmo que disse na Colômbia, e utilizavam isso para atacá-la como se fosse um crime de Lesa Pátria.

Gutiérrez não viu, por exemplo, os 64 parlamentares chamados a prestar depoimento por conta dos escândalos da narco-para-política uribista, 23 deles estão morando na Modelo agora, presos. Tampouco viu a quantidade de ex-parlamentares vinculados à esse escândalo.

Tampouco a senhora Gutiérrez viu os magistrados com relações com elementos da máfia. Caso do magistrado Escobar –filho de Escobar Sierra, coincidentemente-. Tampouco sabe dos juízes que ditam a sentença de acordo com a quantidade de notas de dólares que chegam aos seus bolsos.

Muito menos viu os militares que assassinam policiais, no caso Jamundí. Ou Guaitairilla. Ou de oficiais que prestam seus serviços aos chefes do narco-paramilitarismo. Ou de oficiais narco-traficantes, diretamente. Caso Oscar ‘cocaína’ Naranjo, que nunca soube que seu irmão traficava a droga na Alemanha. Ou do general Castro, que foi pego com 409 quilos no México.

Tampouco sabe que a Fiscalía é uma cova de narco-paramilitares. Luis Camilo Osorio e Iguarán são apenas dois casos estrelas, mas e os fiscais médios? Muitíssimo menos viu Jorge Aurelio Noguera Cotes, nem sabe o que o ‘bom moço’ fazia.

Muitíssimo menos viu o círculo próximo do narco-paramilitar presidente da Colômbia. Nunca ouviu falar de José-Obdulio e seu primo Pablo Escobar, primo também de César Gaviria. Tampouco que o ministro do interior, Holguín, tem estreitos vínculos com a Casa Estrela, dos narco-traficantes do Valle Del Cauca, os Grajales. Inclusive, nunca viu Mario Uribe. Nem sabe que Fachito Santos desejava fervorosamente controlar o Bloco Capital dos narco-paramilitares, para cometer quem sabe que atrocidades.

Porque a verdade é que Ela é surda, cega e muda. Como agora são até os cantores.

Mas são, em definitivo, membros da classe política os que têm narco-paramilitarizado o Estado. Porque o Estado sempre foi mafioso. Os Santos, os Lleras, os Gómez-Hurtados, os Escobar, os Pastrana, etc, etc, sempre usufruíram do estado utilizando sua estrutura mafiosa. Mas esses funcionários como a Gutiérrez, levaram o estado à sua narco-paramilitarização. Ou seja, converteram as estruturas do narco-paramilitarismo em parte do Estado colombiano. E para isso institucionalizaram o narco-paramilitarismo e em muitos casos eles mesmos se narco-paramilitarizaram.

E por conta da tal narco-paramilitarização, que segue cegamente os ditames imperiais, a Colômbia tem sido qualificada como uma nação pária na América do Sul. O Israel da América do Sul. Não é porque a negra Piedad o disse. Não. É porque os acontecimentos concretos, reais, repetidos em tempo e espaço, mostram que a Colômbia é um Estado mafioso, narco-paramilitarizado. E assim todo o mundo o vê, menos os uribistas.

Por isso, o melhor que pode acontecer à Colômbia é que a realidade fique conhecida para que se possa fazer as correções indispensáveis. E o corretivo é contruir um Novo Governo de Reconciliação Nacional, que erradique o narco-paramilitarismo, a corrupção, as pré-vendas, o roubo de nossos recursos naturais, e leve rumo à Nova Colômbia em Paz com justiça Social, liberdade, independência e Soberania Nacional.


ALP