"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


terça-feira, 4 de março de 2008

Argentina consternada e preocupada pela violação da soberania do Equador


RNV/Telesur

O governo argentino está consternado e preocupado diante da violação da soberania do Equador por parte da Colômbia, após a operação militar em que o exército colombiano assassinou o membro do Secretariado das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), Raúl Reyes. “A Argentina está muito consternada e preocupada diante de uma evidente violação da soberania territorial de um país da região como o Equador”, afirmou nesta segunda uma fonte da Chancelaria.

Raúl Reyes, segundo homem no comando das FARC, acabou morto no sábado durante um ataque aéreo das forças armadas colombianas a um acampamento guerrilheiro em território equatoriano, a uns 2 Km da fronteira com a Colômbia. No ataque morreram outos 16 rebeldes.

Por trás do episódio, Equador e Venezuela fecharam no domingo suas embaixadas em Bogotá e mobilizaram tropas na fronteira com a Colômbia. A crise diplomática que se abriu na região, motivou o Chanceler argentino, Jorge Taiana, a manter contatos com seus pares do Brasil, Chile, Equador, Colômbia, Paraguai e Venezuela.

Taiana, que está em Genebra onde participava nesta segunda de uma sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, acordou com os Chanceleres a manterem-se “ativos e em permanente contato para trocar informações e trabalhar para coordenar uma posição comum”, diante da escalada do conflito, disse a fonte.

A Presidente argentina, Cristina Kirchner, viajará amanhã à Venezuela, onde assinará com seu par venezuelano, Hugo Chávez, acordos para trocar alimentos por petróleo e se espera que abordem o tema.

Enlace original