"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Equador também faz fronteira com as FARC


O presidente equatoriano, Rafael Correa, respaldou hoje uma recente afirmação de seu ministro de Defesa, Wellington Sandoval, que afirmou que o Equador “faz limite ao norte com as Farc”, divulgou hoje a agência de notícias EFE.

Assim Quito se une ao que foi dito pelo presidente venezuelano, Chávez Frias, e que tanto irritou a Bogotá, “fazemos limite com as FARC”. Se comprova na prática o que foi expresso pelas FARC, ‘completamos o espalhamento estratégico de nossas forças através de todo o território colombiano’.

Em resposta a estas declarações o presidente colombiano Álvaro Uribe chamou por telefone seu homólogo equatoriano para lembrar-lhe “os esforços de seu governo na fronteira comum”, afirma EFE, que também afirma que a informação partiu de ‘fontes oficiais’.

A agência espanhola cito o secretário de Imprensa do Executivo colombiano, César Mauricio Velásquez, para afirmar que Uribe e o presidente Correa falaram durante 15 minutos.

“Sabemos que são frases duras porém reais (...) A fronteira sul colombiana está desprotegida (...) pelas forças regulares colombianas”, divulgou a EFE, com base em declarações do presidente Correa para uma emissora de Quito.

A declaração de Wellington lembra a que foi emitida há dias pelo presidente Hugo Chávez, quando assegurou que a Venezuela, por boa parte do oeste, limita ‘não com o Estado colombiano, e sim com as forças insurgentes’.
A fronteira entre Colômbia e Equador tem uma extensão de 586 quilômetros que foi constantemente golpeada pelo conflito armado colombiano.