"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Comunicado da Rádio Café Stéreo

Rádio Café Stéreo/ANNCOL



Por traz da publicação da Revista Semana de uma suposta investigação por seu “correspondente em Berlim”, intitulado “A Frente Européia das FARC”, e devido aos constantes ataques de que somos objeto pelos diferentes meios de desinformação colombianos feito por pseudo jornalistas a serviço da guerra e de funcionários do governo fascista, fazemos os seguintes esclarecimentos.

Essas acusações buscam pavimentar o caminho para fazer com que o governo sueco, de onde se transmite Rádio Café Etéreo, ordem o fechamento de nossa Rádio, criando um ambiente que dificulte nosso modesto trabalho de denúncia contra um regime narco-paramilitar que constrói um Terrorismo de Estado que deixou mais de 70 mil assassinados pelas forças militares-narco-paramilitares, por meio de massacres, desaparecimentos e execuções extra-judiciais.

Esse mesmo Governo, que tem como política exportar sua política de “segurança democrática”, formando um exército narco-paramilitar sob o extravagante nome de “milhões de amigos”, que realizam tarefas de espionagem dos exilados políticos que discordam do governo. Tais políticas nos fazem recordar o “Plano Condor” e outras planos e outros planos feitos pelas ditaduras fascistas de Pinochet e do Cone Sul.

A Rádio Café Stéreo é uma emissora da Associação Jaime Pardo Leal, organização de colombianos exilados por motivos políticos, cuja maioria dos seus membros da União Patriótica e do Partido Comunista Colombiano, que tiveram de ir para o exílio para proteger suas vidas, ameaçadas pelos terroristas do Estado, que há 40 anos aterrorizam o povo colombiano.

Em várias ocasiões temos esclarecido que nem a Associação Jaime Pardo Leal, nem a Rádio Café Etéreo, somos organizações ligadas as FARC-EP, organização político-militar que respeitamos, por serem parte do grande conflito colombiano, que defendem os interesses populares. Pensamos que as FARC, ao lado da ELN, lhes devem reconhecer o status de beligerancia se isso ajuda na busca de uma solução política ao conflito social e armado que vivemos os colombianos.

Queremos deixar muito claro que Rádio Café Etéreo não é uma rádio imparcial. Somos uma rádio parcial ao lado do povo colombiano. Estas acusações não nos farão calar e não tomaremos uma linguagem ou posição pró-uribista, para com isso buscar a absolvição dos Terroristas de Estado, tal como tem feito muitos jornalistas e alguns personagens da política colombianas a quem lhes dá calafrios, tremores e contorsões quando lhes fazem estas acusações.

Para nós, sermos qualificados de membros das FARC não é nenhuma ofensa. Ao contrário, seria elogio. Mas o fato é que, simplesmente, não somos membros dessa respeitável organização político-militar colombiana.

É muito grande a lista de meios de desinformação e de jornalistas que se arrastam aos pés do regime fascista, que conseqüentemente enganam o povo e que tem feito este tipo de acusações: El Diário e El País de Cali, El Espectador de Bogotá, a Rádio W e agora a Revista Semana.

Também são conscientes seus diretores, que acusam as FARC-EP de terríveis atos que eles sabem se tratar de montagens elaboradas pelos escritórios de imprensa do exército de ocupação e que são entregues aos colombianos repetindo milhares de vezes sob o preceito de que uma mentira repetida se converte em verdade. Este falso preceito assusta a política de “esquerda” desnutridos ideologicamente, a algumas personagens não muito claras ideologicamente e a comunidade internacional, que não tem outro meio para conhecer a verdade do que acontece na Colômbia, a não ser pela Rádio Café Etéreo.

Também é bastante grande a lista de jornalistas honestos que por não se deixarem utilizar pelo regime mafioso, são obrigados a sair do país, assim como uma longa lista de assassinados.

Para nomear os últimos jornalistas obrigados a sair do país, temos Freddy Muñoz, William Parra, Gonzalo Guillén e Holmam Morris. Devemos recordar que talvez o primeiro jornalista obrigado a exilar-se por causa da “Segurança Democrática”, foi o jornalista Fernando Garavito, por atrever-se a contar ao país as relações com a máfia do homem que aspirava a presidencia da república, cargo que hoje ostenta, apesar das denúncias.

A estes jornalistas lhes dissemos que os microfones da Rádio Café Etéreo estão abertos para eles e suas denúncias e os chamamos para que juntos, por este meio, exerçamos a profissão de informadores que nossos “colegas” na Colômbia, por medo ou por cumplicidade, não o fazem, se colocando a serviço de um prometo guerreirista que só beneficia a poucos em prejuízo da grande maioria dos colombianos.

Aos que na Colômbia se acham verdadeiramente comunicadores sociais, os chamamos a denunciar as constantes violáceos e aberrações que se cometem contra o povo colombiano utilizando nosso meio de comunicação.

Fazemos um chamamos à reflexão, para que se não podem exercer a profissão com a idoneidade que se deve, que saiam do país, mas que não se arrastem a posições tão humilhantes como as que tem cegados alguns “jornalistas” como Juan Gusanin, Julio Sánchez ou Dario Arismendi.

As organizações de colombianos exilados, os chamamos a não se deixarem intimidar e a redobrar seu trabalho de denúncia.

Aos meios de informação internacionais, os chamamos a expressar seu apoio aos jornalistas colombianos que não tem se prestado para enganar ao povo colombiano, assim como expressar sua solidariedade com Café Etéreo e seu repúdio aos pseudo informadores que por uns poucos dólares tem vendido suas consciências.


Assinado:
Cecília Calero
Presidente da Associação Jaime Pardo Leal.
Miguel Suares
Diretor da Rádio Café Stéreo



E-mail: info@ajpl.nu