"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Brigada 29 do exército usa indígenas como ‘escudos humanos’ em combates contra as FARC.

Continua, por parte do exército colombiano, o processo de Militarização da zona Indígena Nasa do municipio de Páez-Cauca, na Colômbia. No día de hoje, 31 de janeiro de 2008, os helicópteros estão bombardeando a zona indiscriminadamente, segundo informam habitantes e autoridades indígenas.

O proceso de militarização da zona norte do Município de Páez está sendo feito pela brigada 29 do exército nacional. Hoje os helicópteros estão bombardeando a zona, pondo em risco a vida dos habitantes.

Mesmo assim o exército Colombiano está tomando os centros povoados como defesa para se refugiar e transformá-los em escudos humanos. Neste exato momento o problema está presente nas comunidades de Monte Cruz Resguardo de Vitonco e Taravira, todas na reserva de Talaga.

Solicitamos aos organismos de direitos humanos dar conhecimento ao público sobre este novo exercício de violação sistemática por parte da "Insegurança Democrática" do governo de Álvaro Uribe Vélez.

Os indicadores de pobreza e miseria se reduzem dizimando às comunidades e povoados, sobre as quais o governo nacional aplica militarização e bombardeios, como forma manifesta de banimento dos povos.

Denuncie esta nova incursão e violação dos direitos das comunidades ancestrais. Ajude-nos a denunciar estes desastres.

Estaremos lhes informando sobre cada um dos passos desta nova ameaça ao territorio indígena Nasa de Tierradentro-Cauca.


* * * * *

COMUNICADO À OPINIÃO PÚBLICA SOBRE A SITUAÇÃO DAS COMUNIDADES INDÍGENAS DE PAEZpela Associação de Intendêntes Nasa Çxhaçxha

asociaciondecabildosnasa@gmail.com Esta dirección de correo electrónico está protegida contra los robots de spam, necesitas tener Javascript activado para poder verla
(2)8252415 Paez (Belalcazar)

As Autoridades Tradicionais Indígenas e a Associação de Intendêntes Nasa Çxhâçxha informa às Autoridades Civís, às organizações sociais, aos organismos governamentais e não governamentais encarregados da proteção dos direitos humanos e do Direito Internacional Humanitário e à Comunidade em geral sobre a atual situação que vivem enfrentando as Comunidades indígenas do Resguardo de San José, Mosoco y Vitonco devido à beligerância entre o Exército Nacional e as FARC-EP.

Surge um novo risco para os habitantes indígenas da região de Tierradentro que encontram-se trabalhando na prevenção Territorial em virtude da reativação do Vulção Nevado del Huila. A partir de 25 de janeiro de 2008 estabeleceu-se uma incursão militar sobre seus territorios contando com aproximadamente 1.200 homens do BATALHÃO JOSE HILARIO LOPEZ BR-29 POPAYAN- CAUCA do Exército Colombiano.

Esta situação gera uma nova ameaça à população indígena devido ao fato de os fardados se instalarem nos centros populacionais da Reserva de San José, Mosoco y Vitonco, nas veredas de Minaflores, Botatierra, San José, Mosoco, La Troja, Vitonco, La Cruz y El Cabuyo; usando a comunidade como escudo humano na confrontação militar com outros atores armados.

Esta nova ameaça desvela a “insegurança” do Projeto de Segurança Democrática, que legitima pela via militar os tropeços do exercício normativo, amparando o desmonte dos Direitos Constitucionais reconhecidos em 1991 pela Constitução Política, e gera desestabilização na harmonía que a comunidade e o território apresentam, ao por em risco a vida dos habitantes indígenas, podendo levar até a um etnocídio.

Fica claro para a População indígena a ansia do Governo Nacional por entregar certas áreas do Território para serem explotadas por Transnacionais, as quais chegam a identificar: o ouro, a água, a madeira. Eis que, desta maneira, impulsiona o avanço do exército colombiano para que difunda ações militares que façam inviaveis a subsistência e permanência nestes territórios, gerando um deslocamento das comunidades indígenas, para, assim, poder por em prática seu projeto de exploração e extermínio dos recursos naturais da zona com maior segurança.

Portanto, não é mera coincidência que apareçam diversas iniciativas como o ordenamento da Bacia di Río Páez (Decreto 1048 de 2007), a Zona de Extração e Exploração da área mineradora de Pisno, no Páramo de Moras, a extração de fosforita na Reserva Indígena de Pickwe Tha Fiw, pela multinacional Kedahda S.A (sócia da Anglo Gold- Ashanti), o desenvolvimento de projetos florestais e dos mega projetos públicos.

Todo o que vimos até agora se faz possivel por meio do exercício de militarização do Território, para desta maneira encher de medo e fazer soçobrar às comunidades, como ficou evidente na reunião de quinta-feira, dia 24 de janeiro do ano de 2008, reunião que projeta o novo imaginário de desenvolvimento rural, um día antes da incursão militar. Uma reunião com a Agência para o desencolvimento social e cooperação – Ação Social, que debateu os problemas do deslocamento forçado das comunidades indígenas, camponesas e negras no país.

• Denunciamos, aos organismos nacionais e internacionais, a militarización do território ancestral das comunidades indígenas Nasa, do Município de Páez, na Região de Tierradentro, Departamento de Cauca, Colômbia.

• Exigimos, de todos os grupos armados em conflito, o respeito aos Territórios ancestrais das Comunidades indígenas, o respeito à vida e à autonomía de suas comunidades e de suas Autoridades Tradicionais, condenamos e repudiamos a utilização da população indígena como escudos humanos e de seus redutos povoados como campos de batalha.

• Solicitamos a presença dos organismos defensores dos DIH mediante visitas de reconhecimento para prevenir feitos lamentáveis nestes exercícios de militarização de Territorios de Comunidades Indígenas.

Páez, 30 de janeiro de 2008. ASSOCIAÇÃO DE INTENDÊNTES NASA ÇXHÂÇXHA


Enlace original: http://www.anncol.nu/index.php?option=com_content&task=view&id=286&Itemid=2