"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


domingo, 24 de fevereiro de 2008

Aos IU de Semana.com / Declaração Pública

ANNCOL

Para conhecimento de nossos leitores, ANNCOL facilita este espaço ao cidadão europeu Ivan vd Boer, e replique sobre um escrito do senhor Camilo Jiménez, “correspondente” de Semana-Colômbia nestas latitudes.
***

Meu nome político é Ivan vd Boer – (Ivan o campesino) e quero entregar uma mensagem aos idiotas úteis (IU) da revista Semana em sua máquina de fazer e fabricar mentiras que tergiversam e/ou distorcem a realidade a seu bel-prazer http://www.semana.com/wf_InfoArticulo.aspx?IdArt=109424 porém que, felizmente, existe a contraversão dos fatos, o chamado princípio no exercício do jornalismo e se conta com espaços como ANNCOL para fazer escutar nossa voz.

Por isso, a seguir declaro:

Sou documentarista comprometido com o fenômeno político e social da América Latina e sua grande tarefa de construção do socialismo; aclarado isto, digo...

Aos mal chamados jornalistas e/ou correspondentes – IU da revista Semana – que não lograrão jamais dimensionar ou entender por arte revolucionária aquele que nasce da realização conjunta do artista e seu povo unidos por um objetivo comum, a libertação das classes dominantes-oligarcas que tanto dano, morte e dor causam a nossos povos latino-americanos, e é neste processo de constante luta frontal contra regimes totalitários onde se forja a voz da resistência junto ao povo trabalhador, profissionais, estudantes e campesinato como agentes motivadores da ação, neste processo está diretamente envolvido o criador documentarista, comprometido com as lutas sociais do continente.

Rechaço categoricamente vossas declarações infames, que são voadores de luzes (cantos de sereia) para os incautos de sempre, pasto de consumo da elite pequeno- burguesa, que é incapaz de ser motor da história.

E cito textualmente vossas declarações...

...”Eillen” está colaborando com a realização de um documentário sobre as Farc, com o que esta guerrilha esperar recuperar sua imagem na Europa, após o forte golpe que lhes assestaram os diários da holandesa.

Outra mentira mais dos IU revista Semana e servis carniceiros da inteligência militar colombiana disfarçados de pseudo correspondentes e jornalistas ancorados na Europa em seu claro afã de prejudicar a realização de uma produção filme documentário. Aclarar que tanto os IU de Semana e o jornal fascista – El Tiempo – se têm destacado em manipular e denegrir a imagem da guerrilheira Eillen e sabido é que os paramilitares genocidas colombianos a ela lhe querem fazer desaparecer.

Direi claro e forte, Eillen não colabora com a realização de nenhum documentário com saída de mercado na Europa, menos o Comandante Raúl Reyes aprovou roteiro algum, de fato, não existe tal roteiro, já que sou eu o responsável direto da primeira etapa de reportagem em território insurgente como enviado especial de Nova http://www.novatv.nl/, produção que tem logrado com êxito por parte de uma equipe de profissionais holandeses e onde Vocês IU revista Semana não poderão ter espaço algum.

Por outra parte, mente descaradamente e elucubra a Sra. Liduine Zumpolle em suas declarações aos IU revista Semana, o realizador não tem contato algum com a guerrilheira holandesa e, é mais, Zumpolle vê na realização de um futuro filme uma máquina panfletária de comunicação posta a serviço das Farc-EP; a Sra. Zumpolle deveria informar-se antes de emitir este tipo de declarações, porém, desde logo, não lhe interessam, em absoluto, quais são as motivações da equipe de produção de Nova ou dos pais de Tanja Nijmeijer.

Talvez seria interessante desmascarar o trabalho desta Sra. Zumpolle nos Países Baixos e de seu apoio aos reinseridos do EPL que se tornaram agentes do DAS com um nome que se chamou Os Comandos Populares, que se converteram em paramilitares, também escondeu na Holanda a Bernardo Gutiérrez, um desertor das Farc, que desmobilizou ao EPL. Em concreto, a Sra. Zumpolle apóia a desmobilização social dos povos e sua desorganização.

...Segundo a diretora da Fundação Apoio Reconciliação Colômbia e experta holandesa Liduine Zumpolle, “Tanja está obrigada a colaborar nesse documentário, já que é uma condição para o julgamento; por duas razões: porque, como estrangeira, exigir privilégios ante a guerrilha é muito difícil e porque todos sabem muito bem o valor que terá a utilização de seu discurso na Europa”.

Devo insistir que, em vosso claro afã de tergiversar e não dar valor à palavra, os IU revista Semana se têm esmerado em sondar os labirintos ocultos dos mal chamados jornalistas e/ou correspondentes, que não são mais que servis títeres à disposição da inteligência militar da Colômbia. Tanja Nijmeijer não está obrigada a nada, com referência à sua participação num filme documentário sobre sua vida, e mais, como realizador tenho sabido do interesse de outros realizadores holandeses em produzir um filme sobre a guerrilheira holandesa.

...O documentário mostrará a “Eillen” dando testemunho de suas experiências (agora positivas) nas Farc, da validade da luta desta guerrilha e um relato do caminho que seguiu para ingressar na organização. Para Zumpolle, se trata, sem dúvida, de um “vídeo de propaganda para publicidade internacional”.

Outra mentira mais e falta grave de rigor jornalístico, é claro que os IU revista Semana não reconhecem uma avaliação crítica distinta, o grande crítico finalmente é a opinião pública, que não necessita “mediadores que o defendam e o interpretem”, como se empenha a Sra. Zumpolle.

...Por encargo das FARC, o trabalho será realizado por um documentarista chileno radicado na Holanda, que se faz chamar Ivan van der Boer. O roteiro foi aprovado por “Raúl Reyes”. As pontes da guerrilha para sua pós-produção na Europa, também neste caso, permanecem as habituais: um correspondente sueco com o nome de Dick Emmanuelson, que leva trabalhando na Colômbia mais de 20 anos e é co-fundador de Anncol, estabelece os contatos com a imprensa européia e coordena a produção do documentário na Europa.

Por razões de segurança e conhecendo suas formas carniceiras subservientes a Inteligência militar colombiana, optei por colocar bem resguardado meu nome real; ademais, as Farc-EP não encarregaram direta ou indiretamente nenhum trabalho de produção audiovisual sobre Eillen. Não existem nexos diretos ou pontes relacionadas com as Farc-EP em pós-produção, uma invenção mais de sua falsária máquina de montar mentiras, como costumam os IU revista Semana.

...Segundo o analista César Castaño, um conhecedor das andanças da guerrilha na Europa, se trata de um procedimento regular: “Isto é algo como o sucedido no filme “Guerrilha Girl”, de produção dinamarquesa; as Farc põem o dinheiro, porém usam um terceiro que desenvolva o trabalho, pois lhes representa uma maior credibilidade”.

Finalmente, quero deixar claro ao analista que não pode haver comparação alguma com outras produções e a determinação de produzir um filme sobre a vida guerrilheira de Eillen é uma determinação pessoal e livre, o processo está em marcha, queira-se ou não, junto ao direito irrenunciável de um povo que tem empreendido o caminho de sua definitiva independência para o socialismo e a Pátria Grande, que um povo que tem cultura é um povo que luta, resiste e se liberta.

Ivan vd Boer – Países Baixos
Amsterdam 20F - 2008