"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

A condenação perpétua disfarçada contra Trinidad



A sentença política –não jurídica- de Condenação Perpétua Dissimulada (CPD) de 60 anos em uma prisão de segurança máxima, que foi proferida por um juiz dos E.U.A. contra o comandante guerrilheiro Simón Trinidad não é uma lição de cruel desumanidade, como tem tentado apresentar diante da falsa-mídia o presidente Uribe Vélez.

É uma mensagem precipitada e de última hora do Império, dirigido à romper a imagem na qual aparece o presidente da República Bolivariana de Venezuela, Hugo Chávez, ao lado do membro do secretariado das FARC-EP Iván Márquez, junto com a senadora do partido liberal colombiano Piedad Córdoba.

A foto da escadaria do Palácio de governo de Caracas, que causou todo tipo de repúdio nos círculos anti-venezuelanos que governam na Colômbia, e que os altos comandos militares do Comando Sul e do Departamento de Estado dos E.U.A. tomaram como uma aliança “estratégica” dos três para desestabilizar a Região Andina; foram legalmente advertidos de que o governo dos EUA usou a doutrina jurídica para considerar que, o derrube e posterior captura em combate dos três espiões contratados do US Army em Caguán, é um ato de terrorismo e barbárie incompatível com a civilização, cometido por uma organização terrorista em um país onde não existe nenhum conflito social armado e no qual não existe nenhuma outra possibilidade exceto seu aniquilamento e submissão militar.

A senadora liberal Piedad Córdoba intimidade pelo terrível justiçamento de seu assessor, sozinha, ameaçada de morte e isolada na Colômbia sob a direção política de César Gaviria não representa nenhuma ameaça para o poder governante. O conflito armado colombiano segundo o ministro de Defesa Santos, é administrável e manejável pela Força Pública e, a tão falada mudança social da revolução bolivariana na Venezuela, pode ser detida na fronteira por uma ação combinada de narco-paramilitares, meios de comunicação e contrabando de cocaína. Mas uma vez coincidiram os três fotografados no empenho de conseguir um Intercâmbio Humanitário, humanizar a confrontação regularizando suas ações e buscando uma Saída Política ao conflito armado da Colômbia; e formaram um eixo que já desestabilizou a Região!

À eles deve-se responder com uma clara advertência jurídica anti-terrorista Global que deixe justificada a posterior ação militar; agora que a crise de recessão da economia Norte-americana começa a mostrar-se como um devastador tsunami pelo resto do Globo. Que a aventura guerreira no Iraque e Afeganistão consumiu enormes quantidades de recursos econômicos. Que a situação no Oriente Médio e Paquistão não consegue se estabilizar. Que as ameaças de guerra contra o Irã chocaram-se com a negação das potências atômicas como Rússia, China e Índia. E que o partido Republicano começa a sentir os efeitos eleitorais da impopular gestão petroleira do presidente Bush (30%), que exigem uma aventura militar para subir nas encostas da opinião pública e voltar a estabilizar a Região Andina.

A Condenação Perpétua Dissimulada de Simón Trinidad é pois uma escalada a mais no empenho de impedir por todos os meios possíveis o Intercâmbio Humanitário e de bloquear de maneira definitiva, qualquer outra solução que não seja a militar. Já o disse Julius Fusik antes de ser degolado na prisão Nazi de alta segurança. “Homens, fiquem alertas”!

E esse alerta leva a realizar todas as ações possíveis de denúncia e desmascaramento dos planos de guerra imperiais e oligárquicos, ao mesmo tempo que devemos ir construindo no dia a dia um novo Governo de Reconstrução e Reconciliação Nacional, que semeie a Paz na Nova Colômbia, com justiça social, liberdade, independência e soberania nacional.