"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Plano Colômbia e Conflito Interno Colombiano


O Plano Colômbia tem suas origens nas doutrinas contra-insurgentes desenvolvidas pelos Estados Unidos da América depois da 2ª Guerra Mundial. Ali teremos que nos focar para entender a razão pela qual o povo colombiano é submetido à tão metódico plano de morte. Ali encontraremos o por quê desses planos criminais.




[Allende La Paz/ANNCOL/Especial para ARGENPRESS.info]




O conflito interno colombiano arranca –em sua nova etapa- com a operação Marquetalia do Plano LASO (Latin American Security Operation), lançada contra 48 camponeses (2 mulheres e 46 homens) que se haviam constituído em auto-defesas camponesas e trabalhavam a terra de maneira autônoma. Estes camponeses viram-se obrigados a empunhar novamente as armas –já o haviam feito durante ‘A Violência’- e transformar-se em guerrilhas.


Mas as conseqüências do Plano Colômbia são estremecedoras. Basta uma lida para entender quão criminal é esse Plano. Foi batizado com diferentes nomes mas sempre possui a mesma origem. E sua essência criminal. E criminosos são os que o põem em prática.


A origem desse livro nasce da narração da vida do povo colombiano. É uma vida de sangue, de morte, de desaparecimentos e massacres; todas elas causadas pela aplicação do criminal Plano Colômbia; mas é também uma voz lançada ao ar, denunciando cada um dos atos de depravação e estudando e escrevendo sobre a luta do povo colombiano. É uma voz de luta. Luta que não cessa, que recorre a tudo para sobreviver.


Por isso, esse livro não poderia ser vendido. Não. Nossa visão é que este livro pertencesse ao povo colombiano e portanto à memória coletiva dos povos. É apenas nosso grão de areia à tão anseada Paz que deseja o povo colombiano e o Intercâmbio Humanitário ou Troca de Prisioneiros de Guerra.


Sendo assim, em Argenpress temos encontrado esse espaço bonito da imprensa alternativa para colocar esses anos de investigação à serviço dos povos do mundo. Obrigado.


Para descarregar o livro ‘Plano Colômbia e Conflito Interno Colombiano’ clique aqui.