"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Farc felicita Rafael Correa por seu triunfo no último 30 de setembro



A comissão Internacional das Farc, encabeçada por seu Chefe, Raúl Reyes, assina a Carta Aberta dirigida ao bolivariano presidente equatoriano. “Estamos abertos a estabelecer relações políticas e diplomáticas com todos os governos, e em particular com os países vizinhos da Colômbia, já que por tradições, crenças, mestiçagens, culturas, problemas, esperanças e destino, somos um mesmo povo, filho do Libertador”, afirmam as Farc.


[CARTA ABERTA]


Ao presidente Rafael Correa e ao povo irmão do Equador.


As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo, FARC-EP, enviamos das trincheiras guerrilheiras, nossas fraternas saudações bolivarianas.


A contundente vitória obtida com mais de 70% da Assembléia do Presidente Rafael Correa, na última jornada eleitoral de 30 de setembro, é o triunfo inexorável de um povo que aceitou o “SIM” para as mudanças profundas com o objetivo de iniciar a construção de um novo país em paz, com soberania e justiça social, rumo ao Socialismo.


Convencido de que a nova Constituição, inicia a contagem regressiva do princípio do fim das desigualdades, as injustiças e a falta de oportunidades, de um povo digno, humilde, solidário, acolhedor e fraterno.


Um povo digno que disse NÃO à partidocracia da oligarquia depredadora, deixando claro que a injustiça tem nome próprio, que durante muito tempo fizeram extremadamente pouco em favor das maiorias de pobres, que está mais pobre a cada dia.


De nossa parte, mantemos levantadas as bandeiras da solução política à crise institucional e governamental, que com a participação majoritária dos colombianos, possa definir de forma soberana a construção do Novo Governo pluralista, patriótico e bolivariano, como afirmamos na Plataforma pela Nova Colômbia, que leve o país ao exercício pleno de todo o seu potencial a favor dos oprimidos, humilhados e violentados pelo governo da narco-para-política de Álvaro Uribe Vélez.


Reafirmamos nossa firme vontade política de realizar a Troca ou Intercâmbio Humanitário que hoje felizmente conta com o impulso da facilitação do presidente Hugo Rafael Chávez Frias, apoiado por diversos governos e organizações do mundo. O cenário político é propício para buscar acordos rumo à paz com justiça social, que nos conduzam à construção da Nova Colômbia, a Pátria Grande e o Socialismo.


Ratificamos nossa disposição política de consolidar as relações de irmandade, amizade e de boa vizinhança na fronteira com o povo-irmão do Equador, e não pela confrontação com os Exércitos dos países vizinhos. Nossa luta é de resistência e de liberação frente o Regime opressor colombiano.


Estamos abertos a estabelecer relações políticas e diplomáticas com todos os governos, em particular com o dos países vizinhos da Colômbia, já que por tradições, crenças, mestiçagens, culturas, problemas, esperanças e destino, somos um mesmo povo, filho do Libertador.


Nossas divisas na política internacional são a unidade latino-americana cimentada no pensamento bolivariano da integração e a Pátria Grande.


Contra o imperialismo... Pela Pátria.


Contra a oligarquia... Pelo Povo.


Somos FARC, Exército do Povo.


Raul Reyes


Comissão Internacional das FARC-EP


Montanhas da Colômbia, Outubro de 2007