"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Bogotá derrota Uribe e sua guerra suja


O candidato do Pólo Democrático Alternativo, Samuel Moreno Rojas, é o novo Prefeito de Bogotá. Samuel obteve 915 mil votos. Antonio Navarro Wolf é o novo governador do estado de Nariño. O Pólo duplica em todo o país suas representações nas Corporações Públicas. O presidente do Pólo, Carlos Gaviria, disse em um frenético discurso que o país não contava que o Presidente fosse “encabeçar uma campanha contra nossa proposta, não só por fora da Constituição, mas fora até das normas da decência”.

Derrotados os Terroristas do Estado Colombiano!

[Com informação do Pólo Democrático Alternativo]

Há quatro anos a história se repete. O candidato do Pólo Democrático Alternativo, Samuel Moreno Rojas, foi eleito este domingo a novo Prefeito de Bogotá para o mandato de 2008 a 2011.
Apesar da guerra suja e da propaganda negra da última semana contra o candidato do Pólo, Samuel obteve mais de 900 mil votos que o tornaram o novo hóspede do Palácio Liévano, sede do governo do Distrito Capital.

Em seu discurso diante de milhares de seguidores que se congregaram em Compensar, Samuel manifestou que aprofundará a inversão social e melhorará a qualidade de vida de seus habitantes.

Agradeceu a cada um dos bogotanos que votaram por seu programa e sua proposta esse domingo. Também a “Deus, pois é o único que tira e põe reis”.

Anunciou que se reunirá com o Presidente Uribe nos próximos dias porque, querendo ou não, disse, se requerem “relações respeitáveis e harmônicas” com o governo nacional.

Lembrou que quer que os bogotanos o reconheçam no final de seu mandato como o Prefeito que “tornou realidade a garantia de todos os direitos fundamentais”.

Samuel Moreno obteve 43,58 por cento dos votos enquanto seu concorrente mais próximo, o ex-prefeito Enrique Peñalosa obteve 28,24 por cento dos votos.

Somos uma força pública que não pode ser contida: Gaviria

O presidente do Pólo, Carlos Gaviria, disse em um frenético discurso que o país não contava que o Presidente fosse “encabeçar uma campanha contra nossa proposta, não só por fora da Constituição, mas fora até das normas da decência”.

Não obstante, assegurou, “sua sorte nessa campanha saiu pela culatra. Nesse momento o Pólo obteve uma vitória arrasadora e o Presidente Uribe foi tremendamente derrotado em Bogotá”.

Ele advertiu ao Primeiro Mandatário que “nenhum cenário é suficiente para atrapalhar o Pólo”, porque nosso partido “firmou-se hoje no país como uma força política que não se pode conter e que em 2010 a Presidência vai ser do Pólo”.

Digo que graças à “mesquinhices e sujeiras”, o Presidente Uribe “contribuiu para este triunfo”.

Lembrou a Samuel que sobre seus ombros recai a partir desse momento “uma tremenda” responsabilidade: demonstrar que o Pólo chegou ao Palácio de Liévano para ficar “e cada governante nosso, agregou, tem que mostrar que é superior ao anterior”.

“Com você vamos ratificar que a esquerda sabe sim governar”, sustentou.

Quem é Samuel Moreno?

Samuel Moreno possui um doutorado em Economia e Direito da Universidade de Rosário. Também tem um Mestrado em Administração Pública da Universidade de Harvard – Escola de Governo John F. Kennedy.

Samuel tem especialização em Direito Do Pacto Andino do Colégio de Advogados, especialização em Código Contencioso Administrativo da Universidade Javeriana, especialização no Estatuto da Contratação Administrativa do Rosário e especialização em Direito Administrativo, Universidade de Los Andes.

Entre muitas de suas conquistas, está o projeto de lei que permitiu garantir a participação das mulheres nos altos cargos do Estado.

Liderou os debates da lei de telecomunicações que hoje permitem aos cidadãos se comunicarem facilmente de todas as cidades, povoados e vilas da Colômbia.

Foi autor de vários projetos ambientais para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, como a preservação das Reservas Hidrográficas, o da Contaminação Ambiental, orientado a controlar o barulho nas cidades para proteger a capacidade auditiva dos cidadãos, a criação do Banco Florestal e o de Energia Solar, que permitirá desenvolver este serviço no futuro, com diminuição de 50% nas tarifas energéticas.

Encabeçou os debates sobre a Telefonia Celular, onde assegurou planos de expansão de telefonia social aos municípios mais afastados e fortaleceu as leis que aumentaram os programas da Universidade Aberta e à Distância “UNAD”.

Conseguiu também, estabelecer o desmonte gradual dos subsídios para os serviços públicos, evitando um grave prejuízo econômico para os setores mais necessitados. E assegurou um considerável aumento de recursos para créditos educativos. Hoje são aprovadas praticamente todos os pedidos.

Foi autor da lei que permitirá o voto eletrônico na Colômbia, fortaleceu a Segurança Aérea no país, ativando os processos de instalação de rádio-ajudas, aumentou o número de controladores e tocou para a frente a construção da segunda pista do aeroporto El Dorado de Bogotá.

Antes de terminar seu mandato como senador, Moreno Rojas, completa um Mestrado em administração pública na prestigiosa Universidade de Harvard, na escola de governo John F. Kennedy.



enlace original: http://www.anncol.org/es/site/doc.php?id=3469