"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quinta-feira, 16 de agosto de 2007

FARC saúdam ao professor Moncayo em sua barraca na Plaza de Bolívar


[Bogotá]


Desde as montanhas, nossa saudação respeitosa e o sentimento de admiração por sua recente proeza.


Sentimos como, à medida que avançava sua marcha, avançava também na consciência dos colombianos a necessidade e a urgência do intercâmbio humanitário.


Ainda que prevíamos a resposta do Presidente, nunca pensamos que fosse ser tão zahiriente com seu esforço, com seu amor de pai e com essas manifestações de solidariedade desatadas à sua passagem pelos povoados e em sua entrada a Bogotá.


É incrível que Uribe se negue a desmilitarizar temporariamente um território para que as partes acordem o intercâmbio humanitário interpondo considerações que, ao final, não têm sentido, porque em nada piorará a marcha das instituições. Nem sequer quis escutar os argumentos do ex-presidente López Michelsen, que terminou seus dias empunhando essa nobre causa.


Ao observar o sucedido nas escadarias do Congresso, muitos compatriotas devem estar pensando que a batalha pelo intercâmbio necessita povo, muito povo; que se lote permanentemente a Plaza de Bolívar reclamando desmilitarização para o intercâmbio, solução política do conflito, fim à Segurança Democrática, que é guerra e repressão contra o povo, que haja inversão social, como o pediam os manifestantes no improvisado evento.


Professor: os três meses indicados pelo Presidente Uribe só alcançariam para os primeiros intercâmbios de opiniões entre as partes contendoras, porque uma confrontação de 43 anos pela superação dos problemas políticos, econômicos, sociais, culturais, ambientais e de soberania do país só se poderia resolver se o governo derrota à insurgência ou a guerrilha ao governo. O delineamento do Presidente contém demagogia eleitoral.


Porém, retornando à troca, uma reflexão final: o que, sim, é grave e desconcertante para a institucionalidade é essa espécie de arruaça uribista contra a Corte Suprema de Justiça em defesa da impunidade de seus sócios narco-paramilitares, não a desmilitarização de tropas de Pradera e Florida, por uns poucos dias e por razões de humanidade, para facilitar o acordo.


Compatriotas,


Secretariado do Estado-Maior Central das FARC
Montanhas de Colômbia, 8 de agosto de 2007


Enlace original