"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


segunda-feira, 23 de julho de 2007

As Farc desmentem declarações de Uribe

Há um mês da morte dos onze deputados , segundo as Farc como conseqüência do fogo-cruzado com sujeitos não plenamente identificados, o jornalista da ANNCOL, Daniel Santamaría, formulou para Raúl Reyes, porta-voz internacional das Farc, perguntas à respeito. “Nosso desejo é entregar os cadáveres dos deputados o quanto antes e ao mesmo tempo explicar as trágicas conseqüências da obstinada política de Uribe de resgatar através da força os prisioneiros” assegurou. Igualmente, Reyes, descartou a mediação da OEA.

Raúl Reyes


[Daniel Santamaría/ANNCOL]


-Comandante Reyes, o senhor Uribe disse através de sua Secretaria de Informação e Imprensa do Palácio de Nariño que as “Farc apesar de terem os meios necessários, não entregaram os cadáveres dos onze deputados”, É válida essa afirmação do presidente da Colômbia?


Nem é válida nem é correta a informação do presidente Uribe. Este homem desesperado, com seu estilo louco e fanfarrão se dedica a fabricar mentiras e calúnias diante de sua incapacidade de ao menos cumprir as promessas que fez àqueles que o converteram em seu presidente.


-Recentemente o conselho comunal do governo em la Dorada, Caldas, Uribe se lançou em fúria contra vocês e disse, “Sabem por que demoram a entregar os cadáveres? Porque quanto mais tarde for a autópsia, mais difícil é para esse exame forense determinar com exatidão a modalidade do assassinato”. Comandante, realmente temem que a sociedade em geral conheça o que realmente aconteceu no dia 18 de junho?


As FARC não temem a nada do que me perguntou, pelo contrário, nosso desejo é entregar os cadáveres dos deputados o quanto antes e ao mesmo tempo explicar as trágicas conseqüências da obstinada política de Uribe de resgatar à força os prisioneiros. Lembre-se, amável jornalista, que cada um julga por sua condição, quem as faz as imagina. Do presidente da parapolítica e da moto-serra em mãos, não esperamos nada além disso, nós, os colombianos comprometidos com a luta revolucionária pela Nova Colômbia, a Pátria Grande e o Socialismo.


-Uribe insiste que lhe entreguem os defuntos à OEA para que seja este organismo quem determine o que aconteceu nesse fatídico dia, As Farc aceitam essa oferta?


A OEA carece de autoridade e de confiança entre a imensa maioria dos colombianos, ninguém com bom senso entende como esse organismo é capaz de assumir a defesa da política paramilitar de Álvaro Uribe ao abafar a farsa do Ralito. Onde o governo com sua ajuda conseguiu legitimar a ação criminal desses grupos. Com o qual paga suportes econômicos e a campanha de pressões exercidas por estes assassinos contra a população para que votem para a presidência o seu grande chefe Álvaro Uribe. Tampouco tem a OEA o mínimo de neutralidade diante das políticas intervencionistas do governo dos Estados Unidos na nossa região. Trata-se de um organismo à serviço dos interesses da Casa Branca e dos governos fantoches como Álvaro Uribe.



Enlace original