"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


terça-feira, 5 de junho de 2007

Os “INOMINÁVEIS” de boca em boca

Em 2005 foi pubicado na ANNCOL o artigo “Los Innombrables”. Hoje o informe de Wola que circula no mundo mostra quanta razão tínhamos na dita denúncia e mostra também que ainda faltam muitos dos envolvidos no narco-paramilitarismo. Do presidente Uribe para baixo, escreve Allende La Paz.


[Por Allende La Paz, ANNCOL]


As denúncias sobre os nexos narco-paramilitares de Alva-raco Uribe Vélez tem acompanhado sua vida política. Há muitos anos as denúncias tem sido diretas. Revendo essas denúncias em 28 de setembro publicamos em ANNCOL um artigo titulado “Los Innombrables”, no qual fazíamos uma suscinta relação do círculo narco-paramilitar de Alva-raco Uribe Vélez. É indispensável neste momento recordar trechos mais importantes do artigo, os quais forma confirmados por um artigo de Wola e pelas investigações de La Corte.


«Inominável Álvaro Uribe Vélez»
Que linda familia!

Ver dados no livro “Biografia não autorizada de Álvaro Uribe Vélez” de Joseph Contreras e Fernando Garavito. Também em http://www.anncol.org e http://www.rebelion.org.


Uma família modelo

  • A familia de Álvaro Uribe Vélez é uma família modelo, vinculada ao narcotráfico e ao paramilitarismo. Seu pai, Jorge Alberto Uribe Sierra, vinculado ao Cartel de Medellín, e muito amigo de Pablo Escobar Gaviria.
  • Seu irmão Santiago Uribe Vélez, coordenava as ações do grupo denominado “Os doze apóstolos”, desde 1994 ou antes, e durante suas ações permanecia no carro, com uma metralhadora Ingram e atento às informações que recebia por rádio. Mantinha estreitos vínculos com Pablo Escobar Garvíria. O grupo paramilitar tem em seus haveres 50 assassinatos em Antioquia cometidos entre 1993 e 1994, além de outros que não se sabe. (Fonte: http://www.caracol.com.co/noticias/182084.asp)
  • Seus primos Germán e Jorge Ivan Fernández Posada, primos pelo lado materno, vinculados a investigações penais por paramilitarismo em 1999, assim como Carlos Alberto, Juan Diego e Mário Vélez Ochoa, família de Uribe e dos irmãos Ochoa, do Cartel de Medellín.
  • Mario Uribe Escobar, primo, Senador, relator do projeto de lei de Justia e Paz que outorga o perdão e o esquecimento aos crimes de Lesa Humanidade cometidos pelos narcoparamilitares, já aprovado.
    ...Foi visto na Exposição Nacional Eqüina em Pereira, no palco de honra o escoltaram: a sua direita Juan Pablo Gaviria, administrador de bens do recentemente extraditado Joaquin Mario Valencia, “O Cavaleiro”. Já a sua esquerda – brindando muito alegre – Hermano Mario Restrepo, velho conhecido e amigo do trânsfuga Juan Carlos Ramirez Abadia, aliás ‘Chupeta’.
    ...Seu debut no Congresso esteve ligado à expressão ‘narcômico’, que surgiu em 1989, quando Mario Uribe era representante relator da reforma constitucional de Barco. Em 30 de novembro desse ano, um insólito movimento de advogados no Capitólio alertou a ministro de Governo Carlos lemos. Cerca de meia noite, rápida e silenciosamente, um grupo de congressistas retirou o tema da extradição da pauta de votação.
  • Jairo Ortega, que foi preferido de Pablo Escobar, Jesus Ignácio García Valencia, que ainda prospera na Câmara, e – como não – o agora senador Mario uribe fizeram parte do grupo de 22 representantes que aprovou a iniciativa, tão favorável aos interesses dos narcotraficantes.
    ...O governo Barco, encurralado pela traição do relator e seus amigos, retirou o projeto e sumiu com a reforma. Tudo acontecia dois meses após o assassinato de Luís Carlos Galán.
    ...Em 1995, sendo já senador, Mario Uribe estimulou outro ‘narcômico’. Queria tirar do enriquecimento ilícito o caráter de delito autônomo para convertê-lo em subsidiário. Assim sepultaria o processo 8.000, os chefes só podiam ser expropriados quando se provasse o narcotráfico e sairiam do cárcere os políticos da máfia.
    Mario Uribe tem outra fraqueza, além dos cavalos. Tem uma fixação por Cartórios e faz nomear a sua família neles, quem sabe com que intenções.
    Seu irmão Jorge Humberto Uribe Escobar é tabelião 24 de Bogotá. Sua outra irmã Ângela Maria Uribe escobar esta encarregada há mais de um ano do Cartório Segundo de Envigado. Não puderam nomear sua propriedade porque esta prima presidencial ainda não atende os requisitos para ser titular.
    ...O primo do senador se chama Jorge Humberto uribe, como o irmão de Mário, mas seu segundo apelido é Ruiz, deram-lhe o Cartório Único de Caldas, Antioquia. E até a família política tem participado do festival de de nomeamentos em cartórios. Quando era sua cunhada, Piedade Carmem Ramírez foi nomeada tabeliã 23 de Medellin, posição na qual se mantém. Ella substituiu no cargo a Rodrigo Escobar, outro tio de Mario que entrou em idade de aposentadoria compulsória. É cota sua tambem o tabelião 24 da capital antioquenha, Jesus Otilio Ruiz.
    (Fonte: Daniel Coronell http://semana.terra.com.co/opencms/opencms/Semana/articulo.html)
  • Willian Vélez, outro primo, amigo pessoal de pablo escobar, companheiro de fórmula de Mário Uribe, foi presidente da Câmara de Representantes. Um vídeo mostra Willian, Alberto Santofimio Botero e Pablo Escobar, junto a Jairo Ortega, em Envigado; ali Willian Vélez como animador do espetáculo lança vivas ao capo, ao “Patrón” e o cobre de qualificativos como “nobre e brilhante figura do Partido Liberal”.
  • Jorge Alberto Uribe, outro primo, ex ministro de defesa, foi desmascarado pelo Nuevo Herald de Miami, em publicação na qual aparece visitando conjugalmente Dora Adriana Alzate em um cárcere de Medellin. Ella foi presa no aeroporto internacinal “José Maria Córdoba” de Medellín em 1° de fevereiro de 2003, quando tentava viajar para Miami, seu lugar de residencia, pela posse de 1750 gramas de heroina. A relação sentimental do ex-ministro durava 18 longos anos. Jorge Alberto negou haver-a visistado e foi respaldaddo elo seu primo Álvaro Uribe Vélez.


Os «Inomináveis da Máfia da casa de Nariño»
José Obdulio financiava suas campnhas políticas com dinheiro de Pablo Escobar Gaviria


Se o presidente Álvaro Uribe Vélez tem uma família modelo narco-paramilitar, também se tem rodeado do mais representativo da máfia do narcotráfico e do paramilitarismo, especialmente de “personagens” vinculados ao Cartel de Medellin. Citemos alguns que já não estão e outros que ainda permanecem na Casa de Nariño:


  • José Obdulio Gaviria, primo de Pablo Escobar Gaviria, chefe do Cartel de Medellin, assessor presidencial de Uribe Vélez, verdadeiro pder na sombra, que recentemente ameaçou renunciar, Diz que para contribuir cm a reeleição de fora, mas o presidente não aceitou a renuncia. Dois de seus irmãos estiveram presos nos Estados Unidos por narcotr´fico. Muito próximo de Pablo Escobar e do Cartel de Medellin, contam dele estas anedotas:
    “De acordo com Roberto (Escobar), José Obdulio (Gaviria) acompanha (Pablo) Escobar a reuniões noturnas que o narcotraficante organizava para distribuir casa gratuitamente entre os pobres, na campanha 'Medelin sem barracos', que o chefe do Cartel financiou. A essas reuniões, Escobar costumava assistir 'acompanhado (...) de um primo que já estava metido na política, chamado José Obdulio', sustenta Roberto Escobar na página 155 de seu livro.
    ...A força que adquiriu o narcotraficante com esse tipo de campanha, foi a que, segundo Roberto, motivou seu primo irmão José Obdulio para propor-lhe: “Vê, Pablo, você porque não se mete em política, se as pessoas te querem tanto”.
    ...Ao qual Pablo Escobar, segundo Roberto, lhe respondeu: “Sim, vou fazer isso, porque a grana deste país a roubam os políticos.’.
    ... Conta Roberto que um dia José Obdulio, na qualidade de mediador de Paz, vsitou no cárcere de Itaguí um grupo de guerrilheiros. Ali se interou de que o primo havia negado o parentesco com Pablo Escobar quando alguém lhe sugeriu que, depois da reunião, passasse para saudar Roberto, que estava na mesma prisão.
    ...’Inteirado do assunto , esperei que terminasse a reunião de paz”, afirmou Roberto em seu livro. ‘Quando saíam por trás de minha cela, pus a cabeça para gritar a meu primo: «Ouviste, José Obdulio, quando subias a La Catedral (cárcere em que Roberto e Pablo estiveram presos com seus lugares tenentes) que meu irmão te dera grana, aí sim eras primo, mas agora não». E todos o olharam com sarcasmo e certa exclamação de surpresa’.
    ...Roberto explicara em seu livro que José Obdulio ‘costumava visitarnos na La Catedral e Pablo lhe presenteava com 10 a 15 milhões de pesos para seus gastos pessoais e políticos em Medellín.’ “
    O presidente insiste que em seu governo ninguém tem relações com os terroristas. Por isso torna-se conveniente que, a luz do dito pelo diário norteamericano, o conselheiro presidencial José Obdulio Gavíria responda o seguinte:
    1. ¿ Por que esteve presa a biógrafa d presidente Maria Izquierdo por receber grana do Cartel de Cali e você não foi investigado por receber supostamente grana de Medellín?
    2. ¿Por qué para efeitos de prender Santofimio tem validez plena a palavra de Popeye e El Mugre mas não a palavra de El Osito, quando este delata encontros entre a máfia e alguns políticos?
    3. ¿Havía você informado ao presidente de seus encontros e visitas com o maior terrorista que já houve no país, Pablo Escobar?
    4. ¿Se o trato seu com Escobar foi de “inimigo político”, para que o visitava no cárcere?
    5. ¿ Quando você visitava seu primo Pablo desconhecia que ele era terrorista?
    [Fonte: Felipe Zuleta, El Espectador, 05Jun05]
  • Pedro Juan Moreno Villa, empresário, o melhor e mais antigo amigo do presidente Uribe Vélez – que gosta também de ter amigos psiquiatras - foi secretario de governo quando Álvaro Uribe desempenhou o governo de Antioquia, acusado de importar insumos para processar cocaína. Dirige a Revista La Otra Verdad, de onde desenvolve sua luta de poder contra os que considera seus inimigos dentro do uribismo. Sua influência à distância tem sido tal que na Casa de Nariño falam da “Síndrome de Pedro Juan”. Morreu em um estranho acidente de aviação.
  • José Roberto Arango, que se desmpenhava como alto assessor presidencial desde 07 de agosto de 2002, é proprietário, entre outras empresas, de uma empresa textilera, de nome Fábrica Têxtil dos Andes S.A. (Fatelares), renunciou ao interar-se que sua empresa fazia negócios com as forças militares da oligarquia. Família vinculada ao narcotráfico e tem permanecido na sombra sem que se divulguem seus negócios obscuros. Hoje é um dos homesn de confiança do presidente Àlvaro Uribe Vélez.
    ...Fatelares que é gerenciada pelo irmão do alto assessor presidencial Juan Rafael Aramgo e que em seu objetivo social disse que “A companhia oferece artigos para a saude, hospedagem, forças armadas, linhas aéreas e ONG, sempre considerando as necessidades específicas de cada setor e de cada cliente”.
    ...Pois o caso é que Fatelares, assinou um contrato com outra empresa de nome Fabrilar, para elaborar toalhas pela insignificante cifra de $1.722 milhões de pesos e que Fabrilar a sua vez vendeu às Forças Armadas da oligarquia colombiana pelo valor de $1.882 milhões de pesos ganhando só pela intermediação $160 milhões de pesos.
    ...Como se vê, a maior parte da fatia quem levou foi a empresa do honorável alto assessor presidencial e a consolação foi para o outro honorável vice-fiscal.
    …Este caso mostra claramente como opera a corrupção no ministerio de defesa ao ficar sem resposta a pErgunta de porque tratou de contratar o exercito com uma empresa intermediaria e não com a verdadeira empresa fabricante de toalhas, com o que havia buscado encobrir o verdadeiro vendedor, o conselheiro presidencial.
    …nos certificados da câmara de comercio de bogotá consta que a empresa fabrilar esta registrada com um capital de 50 milhoes de pesos, dividido em 500 cotas, das quais o hoje ex vice fiscal andrés fernando ramírez moncayo é proprietário de 200 ações, ou seja 40%, enquanto seu pai, gonzalo de la concepción ramiréz osorio, é dono de 300 ações que corresponde a 60% e que a gerente é a mãe do honorável vicefiscal.
    …a compra das toalhas começou tramitar em agosto de 2003, e foi responsável desde então a fabrilar e ninguem, nem o super assessor nem o vicefiscal dgeral da nação, em cerca de um ano, sabiam que estavam fazendo negocios com o estado e muito menos que foram entre eles, isso juram e até se põe vermelhos.
    ...e é que os texteis paraecem ser um bom negócio, sobretudo se é com as forças armadas, recordemos o secretario geral do governo de andres pastana, juan hernandez, que atraves da acertar ltda, uma empresa de confecções de sua esposa, celebrou contratos de $12 000 milhões com o exercito, o fondo rotatorio da policia e o departamento administrativo de segurança (DAS)”. (fonte: rpadio café estéreo)
    “…outro tema onde está envolvido o honorável assessor de uribe, segundo reporteres de imprensa colombiana , é o do jogo de azar.
    … o honorável assessor presidencial josé roberto arango, vinha intercedendo para que gloria beatriz giraldo, presidenta da etesa, a empresa estatal encarregada dos jogos de azar, receba o ex vice-presidente humberto de la calle, que é o advogado da empresa de capital grego de intralot s.a., que participa na peleja por ganhar uma licitação por cinco anos e que representa uns 900 bilhões de pesos.
    …A história aquí é esta. A empresa Online Sports S.A., de burladores de Medellín e de Bogotá, associados com altos ex funcionários da mesma Etesa, entre outros seu ex-presidente Ernesto Carrasco, havia firmado um contrato com a Dimayor, organização que usufrui o futebol profissional na Colômbia, para levar esse imenso pastel, mas ante um pronunciamento do Conselho de Jogos, que determinou que esse tipo de concessão deveria ser feita mediante licitação, o intento ficou desfeito.
    … O processo para ceder os directos se iniciou em 18 de novembro de 2007. A empresa grega obteve uma qualificação perfecta enquanto o seu competidor, Online Sports, registrou uma pontuação inferior, segundo Etesa, por sua menor capacidade financeira, jurídica e tecnológica.
    …Com a valorização e qualificação dada pelo comitê técnico de Etesa, é evidente que a milionária licitação seria concedida à empresa Intralot S.A.
    …Então Online Sports S.A., mediante documento escrito, denunciou que os principias termos da licitação foram copiados por Etesa de países europeus onde Intralot tem grande domínio do mercado e que isto os colocou em condições de desigualdade para ganhar a licitação.
    …Com toda esta discussão, o negociado até o momento parece estar suspenso e é aqui onde a “mediação” do superassessor tem intercedido a favor dos gregos representados pelo mui honorável ex ministro e ex vice presidente Humberto de la Calle, que no passado esteve envolvido em atos de corrupção que ficaram sem investigação.
    …Outro caso onde se viu metido o mui honorável assessor é das conciliações com as empresas estrageirtas que firmaram contratos de risco compartido com Telecon, que tem sido classificados pelos conhecedores do tema como nefastas para o país.
    …Em um documento do banco Interamericano de Desenvolvimento, BID, titulado “A percepção dos investidores dos riscos regulatorios e instituições na América Latina” se põe como exemplo do que deve se fazer, o trabalho de um conselheiro que “ganhou merecida fama entre as empresas colombianas, tanto nacionais como de capital estrangeiro, por sua capacidade de resolver de forma rápida e amigável” as reclamações das ditas empresas.
    …Ali também se fala do “papel, tão eficaz como discreto, como facilitador da resolução (extrajudicial) de conflitos” e “da discreção e caráter informal do modus operandis”, o qual reduz-se “a ligitiosidade” e contribui “ para melhorar o ‘clima de investimento’”. E se assinala que tem mediado em disputas relativas a investimentos estrangeiros em vários setores.
    …Um dos casos que orgulhava o BID, é o das empesas Ericson, da Suécia, Siemens, da Alemanha, Nortel de EEUU, Alcatel, da Espanha e NEC e Itochu, do Japão, que supostamente instalaram 1,2 milhões de linhas telefônicas fixas em todo o país em uns contratos conhecidos como ‘contratos de risco compartido’.
    …O contrato que foi firmado no governo de César Gavirria Trujillo, foi apresentado ao pais como uma negociação onde a Telecon não colocaria nem um centavo em infraestrutura.” (fonte: Rádio café Estéreo).
    E como se fosse pouco nesta manhã de negociatas, narcotráfico e negócios nebulosos, a secretaria privada do presidente, Alicia Arango, é companheira sentimental de José Roberto.
  • Fernado Londoño Hoyos, ex ministro do interior e justiça, roubou em ECOPETROL mais de 3 milhões de dólares. Ainda pontifica sua honestidade e seu fervoroso ubirismo. Londoño obteve dois créditos milhionários do Bancio do Pacífico, de propriedade de outros bandidos de colarinho branco que roubaram o estado, cuja Junta Diretiva presidia na Colômbia, e como garantia deu o seguro de vida dos cavalos e um apartamento.
    As garantias forma aceitas por Juan Carlos Bernal Romano, que havia sido desgnado presidente do banco na Colombia pela Junta que Londoño Hoyos integrara dois anos antes.
    Logo, o honorable super ministro do Interior e Justiça, fraudulentamente comprou as ações da empresa estatal Invercolsa, ações que logo repassou a uma multinacional e que tiveram o valor de 9 milhões de peso.
  • Alberto Santofímio Hernandez, filho do hoje detido ex ministro Alberto Santofímio Botero pelo assassinato do candidato presidencial liberal, Luis carlos Galán, é primeiro secretario e adido comercial da Embaixada da Colômbia em Paris, onde realiza espionagem contra os refugiados políticos colombiano nesse país e em outros vizinhos.
    …Em uma marcante entrevista à rádio, o então candidato Uribe negou a outro de seus seguidores. “O Dr. Alberto Santofímio, em uma declaração na televisão que eu vim a conhecer posteriormente já faz vários meses – posso dizer cerca de oito ou dez meses, inclusive 1 ano -, disse que ele estava afastado da política, que havia pago no cárcere, que não iria intervir, e que achava que achava que as únicas idéias refrescantes eram as de Álvaro Uribe. Isso armou uma confusão”.
    …Essa confusão, não obstante, mereceu seu prêmio. Alberto Santofímio Hernandez, o filho do hoje detido ex ministro, foi nomeado primeiro secretário e adido comercial da Embaixada da Colômbia em Paris.
    …Dirão que Santofímio filho está em semelhante posto por mérito, como tantos outros afortunados herdeiros. O que não podem dizer é que em fevereiro de 2002, Álvaro Uribe ignorava quem era Santofímio Botero.
    …Nessa época já havia estado tres vezes no cárcere. Se conheciam suas relações com o cartel de Cali. Desde 1999 eram públicas as suspeitas sobre sua possível participaçõa no assassinato de Luis carlos Galán. Se haviam revelado fotografias suas com Pablo Escobar em Madrid, durante a posse de Felipe Gonzáles, e na Fazenda Nápoles junto ao ‘patrón’ sem camisa, e em companhia dos então congressistas Ernesto Lucena e Jairo Ortega.
    …Pero além de um dos escudeiros de Uribe – William Vélez, ex-presidente da Câmara e companheiro de chapa do primeiro primo Mario Uribe – conhecia de priemira mão as relações de Santofímio e Escobar.


A relação de narcoparamafiosos em problemas


A lista foi publicada por WOLA, sob o título de”US cocaine prices drop again” e está em inglês coincidem a grande maioria de seus nomes com os denunciados no artigo de 2005.


Sentenciados e na prisão

  • Rafael Garcia Torres, antigo diretor de informação para o serviço de inteligência presidencial, o Departamento Administrativo de Segurança (DAS), que ‘ prendeu o ventilador’ e implicou outros funcionários do DAS e políticos.
  • Miguel Angel Pérez Suárez, antigo governador do estado de Casanare.


Sob investigação pela Corte Suprema da Colombia, e atualmente na prisão.

  • Senador Álvaro Araujo Castro do estado de Cezar (irmão da ex-chanceler Maria Consuelo Araújo e ambos filhos de Álvaro Araújo Nogueira, também investigado pelos mesmos delitos).
  • Senador Mauricio Pimiento Barrera do estado de César.
  • Senador Luis Eduardo Vives do estado de Magdalena
  • Representante na Cámara Alfonso Campo Escobar do estado de Magdalena.
  • Senator Dieb Nicolas Maloof Cuse do estado de Atlántico.
  • Senador Jairo Merlano Fernández do estado de Sucre.
  • Senador Álvaro García Romero do estado de Sucre.
  • Representante na Câmara Erick Morris Taboada do estado de Sucre.

Acusados pela promotoria peral e na prisão:
  • Trino Luna Correa, governador do estado de Magdalena.
  • Muriel Benito Rebollo, Antiga Representante na Cámara pelo estado de Sucre.
  • Edilberto Castro, antigo governador do estado de Meta.
  • Walberto Estrada, deputado na Assembleia do estado de Sucre.
  • Nelson Stanp Berrio, deputado na Assembleia do estado de Sucre.
  • Johny Guillermo Villa Uparela, deputado na Assembleia do estado de Sucre.
  • Ángel Villareal, deputado na Assembleia do estado de Sucre.
  • Dois Prefeitos do estado de Magdalena.


Ordem de captura, estão fugitivos:

  • Salvador Arana Sus, antigo governador de Sucre e embaixador no Chile durante o governo de Uribe Vélez.
  • Alvaro Araujo Noguera, antigo senador do estado de César e antigo ministro de Agricultura, pai do preso senador Álvaro Araújo Castro e de Consuelo Araújo.
  • Jorge Luis Caballero, Representante na Cámara pelo estado de Magdalena.


Sob investigação da Suprema Corte:

  • Senador Mario Uribe Escobar do estado de Antioquia, primo del presidente Uribe.
  • Senador Rubén Darío Quintero do estado de Antioquia, secretario particular do presidente Uribe quando foi governador de Antioquia de 1995 a 1997.
  • Senador Óscar de Jesús Suárez Mira do estado de Antioquia.
  • Representante da Cámara Mauricio Parodi do estado de Antioquia.
  • Senador Antonio Valencia Duque do estado de Antioquia.
  • Senador David Char Navas do estado de Atlántico.
  • Representante Alfredo ‘ APE’ Cuello Baute, do estado de Cesar e presidente de próspera corporação. Seu irmão foi superintendente de Cartório e Registro e obrigado a renunciar quando se descobriu que extorquia aos tabeliães do país para financiar o projeto narcoparamilitar.
  • Senador William Alfonso Montes Medina do estado de Bolívar.
  • Representante na Cámara Lidio García Turbay do estado de Bolívar .
  • Senador Ciro Ramírez Pinzón do estado de Boyacá.
  • Representante na Cámara Óscar Wilchez Carreño do estado de Casanare.
  • Representante na Cámara Álvaro Morón Cuello do estado de Cesar.
  • Senador Miguel de la Espriella do estado de Córdoba.
  • Representante na Cámara Zulema Jattin Corrales do estado de Córdoba.
  • Senador Juan Manuel López Cabrales do estado de Córdoba.
  • Senador Reginaldo Montes Alvarez do estado de Córdoba .
  • Representante na Cámara José de los Santos Negrete do estado de Córdoba.


Sob investigação da procuradoria Geral:

  • Representante na Cámara Estanislao Ortiz do estado de Antioquia.
  • Representante na Cámara Jesús Doval do estado de Antioquia.
  • Representante na Cámara Manuel Dario Ávila do estado de Antioquia.
  • Representante na Cámara César Augusto Andrade de Antioquia.
  • Vicente Blel Saad, antigo senador do estado de Atlántico.
  • Guillermo Hoenigsberg Alcalde de Barranquilla, capital do estado de Atlántico.
  • José María Imbeth Bermúdez, antigo representante do estado de Bolívar.
  • Jorge Luis Alfonso López, Prefeito Mangangué, Bolívar. A mãe de López, Enilce López (‘La Gata’), que dominava as apostas de ‘azar’ na Costa Norte da Colômbia, está atuaslmente na prisão por relações com narcoparamilitares. O presidente Uribe adimitiu que recebeu uma doação de $40 000 de ‘La Gata’ para sua campanha de 2002.
  • Hernando Molina, governador do estado de César e primo do prisioneiro senador Álvaro Araújo Castro.
  • José “Pepe” Eduardo Gnecco Cerchar, antigo senador do estado de César.
  • William Pérez Espinal, antigo governador do estado de Casanare.
  • 6 prefeitos do estado de Casanare.
  • Rodrigo Burgos de la Espriella, antigo senador do estado de Córdoba.
  • Former Representative Remberto Montes, antigo senador do estado de Córdoba.
  • Eleonora Pineda Arcia, Antiga representante na Cámara do estado de Córdoba.
  • Jose María López antigo governador do estado de Cordoba.
  • Freddy Ignacio Sánchez Arteaga, antigo senador do estado de Córdoba.
  • Jorge Luis Castro, antigo representante na Cámara pelo estado de Magdalena.
  • José Gamarra Sierra, antigo representante na Cámara pelo estado de Magdalena.
  • Salomón Saade Abdala, antigo senador do estado de Magdalena.
  • José Francisco Zuñiga Prefeito de Santa Marta, capital do estado de Magdalena.
  • 6 prefeitos do estado de Magdalena.
  • Senador Germán Aguirre do estado de Risaralda.
  • Carlos Alberto Botero do estado de Risaralda.
  • Senador Habib Merheg Marún do estado de Risaralda.
  • Senador Iván Díaz Mateus do estado de Santander.
  • Ramiro Suárez Alcalde de Cúcuta, do estado de Norte de Santander.
  • Jorge Luis Feris Chadid antigo representante na Cámara pelo estado de Sucre.
  • Coronel Hernán Mejía, comandante do Batalhão La Popa Battalion no estado de Cesar, e comandante da 13ª Brigada Móvel, no estado de Caquetá.
  • Coronel aposentado Rodrigo González Medina.
  • Jorge Noguera Cotes, exdiretor do DAS, nomeado pelo governo de Uribe como consul em Milão, Italia, preso em 22 de fevereiro e posto en liberdade em 23 de março, aguardando julgamento.
  • Luis Carlos Ordosgoitia, diretor do Instituto Nacional de Concessões (INCO) no ministerio de Transporte, antigo representante na Cámara por Córdoba.


Forçado a renunciar por denúncias de narcoparamilitarismo:

  • Manuel Cuello Baute, Superintendente de Cartório e Registro. E irmão de Alfredo Cuello, presidente da Cámara de Representantes.
  • Luis Ortiz López, antigo diretor do INCODER, o instituto de reforma agraria.

Mencionado em um relatório de inteligencia da CIA publicado em meios de comunicação estadunidenses:
  • General Mario Montoya, comandante do exército da Colombia, acusado de colaboração com os narcoparamilitares durante a ‘Operação Orión’ em Medellín, em 2002.


* * *

Como vemos neste informe de WOLA, a maioria dos ali relatados já haviam sido indiciados em artigo ‘Os inomináveis’. Ainda faltam alguns dos que mencionamos ali. Do narco-para-presidente Álvaro Uribe Vélez para baixo na hierarquia estatal. Os chamavam assim por que mencioná-los era correr risco, mas hoje estão ‘ de boca em boca’...



Enlace original