"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


segunda-feira, 21 de maio de 2007

Uribe questionado nos USA

Não lhe podia ter ido pior a Uribe Vélez em seu giro pelos USA. Crê que pode “apagar fogos” nos próprios USA, porém o que recebeu foi, mais que um desplante, uma bofetada na cara com os questionamentos dos líderes do Partido Democrata e as denúncias de diferentes organizações de DDHH e sindicais dos USA. “É essencial que o Governo da Colômbia investigue e condene nexos entre paramilitares e autoridades colombianas, incluídas aquelas de alto nível”. “Não se trata de só palavras, notícias ou criar unidades da Fiscalização para investigar, senão que de resultados e condenações. Progressos verdadeiros”.


Diploma de honra que assina Uribe!

[ANNCOL]

O giro do presidente Álvaro Uribe Vélez foi um completo fracasso. Teve que suportar as denúncias de diferentes organizações por suas persistentes e costumeiras violações dos direitos humanos dos colombianos, em aplicação do Terrorismo de Estado desenhado nos centros de poder de Washington.

Mostra disso é o enfrentamento que - muito ao estilo de Álvaro Uribe, quer “peitar” a todo mundo – teve com manifestantes que denunciavam os crimes cometidos pelas forças militares-narcoparamilitares do estado colombiano. Assim como pronunciamentos de diferentes meios de imprensa dos USA e comunicados das mais diversas organizações defensoras de direitos humanos e sindicais nos Estados Unidos.

Tampouco foi bem no encontro com Nancy Pelosi, líder do Partido Democrata, apesar da pretensão de Uribe Vélez de ganhar sua simpatia. A senadora Pelosi disse, entre outras coisas:

Nancy Pelosi – 1: “Felicito aos que, na Colômbia, têm denunciado os paramilitares e nexos com os congressistas da coalizão uribista assinalados de nexos com ´paras´”.

Nancy Pelosi 2: “O problema é que temos sérias perguntas sobre a Colômbia e esperamos resolvê-las com o presidente Uribe”, disse Pelosi à imprensa antes de entrar na reunião.

Nancy Pelosi 3: “É essencial que o Governo da Colômbia investigue e condene nexos entre paramilitares e autoridades colombianas, incluídas aquelas de alto nível”.

James McGovern 4: “Não se trata de só palavras, notícias ou criar unidades da Fiscalização para investigar, senão que de resultados e condenações. Progressos verdadeiros”.

Em resumo, a colheita de Álvaro Uribe Vélez neste giro, mais que esclarecer dúvidas, foi haver recebido diretamente os questionamentos de importantes setores da sociedade estadunidense, incluídos lideres do Partido Democrata. E mais, os manifestantes no dia de ontem entoavam o estribilho da canção de Radio Café Stéreo:

“Uribe, paraco,
o povo está irado”.

[Nota da tradução: “paraco” significa “paramilitar”]