"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sexta-feira, 4 de maio de 2007

Saudação das FARC ao povo e aos trabalhadores

Em razão das comemorações do primeiro de Maio, saudamos o povo colombiano, os trabalhadores, empregados e desempregados atacados selvagemente pelo flagelo depredador do modelo neoliberal com suas privatizações, os Tratados do Livre Comércio TLC, os altos impostos, o crescimento do desemprego, a pobreza e a miséria em mais de 70% da população colombiana. Enquanto um reduzido punhado de oligarcas, corruptos, paramilitares e mafiosos, amparados no terrorismo de Estado se apropriam pela força de nossas riquezas, na medida em que cerceiam os direitos e as liberdades de todo um povo em mancomunagem com as multinacionais e a grosseira intervenção do imperialismo estadonidense em nosso conflito interno, dizem as FARC-EP.

Povo em armas


[ANNCOL]

Como um serviço aos nossos leitores publicamos a saudação completa das FARC ao povo colombiano em ocasião do 1. de maio, conforme chegou a nossa redação:

Saudação das FARC ao povo e aos trabalhadores

Em razão das comemorações do primeiro de Maio, saudamos o povo colombiano, os trabalhodores, empregados e desempregados atacados selvagemente pelo flagelo depredador do modelo neoliberal com suas privatizações, os Tratados do Livre Comércio TLC, os altos impostos, o crescimento do desemprego, a pobreza e a miséria em mais de 70% da população colombiana. Enquanto um reduzido punhado de oligarcas, corruptos, paramilitares e mafiosos, amparados no terrorismo de Estado se apropriam pela força de nossas riquezas, na medida em que cerceiam os direitos e as liberdades de todo um povo em mancomunagem com as multinacionais e a grosseira intervenção do imperialismo estadonidense em nosso conflito interno

É-nos dito enganosamente que o país cresce aceleradamente quando os grandes grupos econômicos obtém lucros milionários. Empresas que são produto das negociações provenientes da corrupção, do despojo dos trabalhadores, o corte de seus direitos trabalhistas ou de atraso no pagamento das pensões dos aposentados, do aprofundamento das crises em setores vitais como a saúde, a educação e os serviços públicos.

Esta oligarquia expoliadora, exploradora, corrupta, mafiosa e paramilitar respresentada por Álvaro Uribe e seu séquito, obstina-se em se perpetuar no poder em defesa de seus privilégios de classe, às custas da tragédia das maiorias nacionais vítimas do terrorismo de Estado e da voracidade das entidades financeiras internacionais como o Fundo Monetário e o Banco Mundial.

Companheiros: os objetivos de suas lutas sociais, econômicas, políticas e culturais se identificam e irmanam com as bandeiras empunhadas pelos integrantes das FARC, contra quem, desde 1948, projetou-se, com a sustentação do grande latifúndio, dos grandes chefões, do grande comércio, dos grandes industriais, do cacique da parapolítica e dos benfeitores da guerra, a destruição e a morte da oposição revolucionária com armas ou sem elas..

Nós somos vítimas como vocês da política de "sangue e fogo" levada a efeito pelas oligarquias colombianas em aliança com o Estado e os governos de Washington.

Diante de tudo o que foi dito os homens e as mulheres das FARC-EF, ratificamos diantes de vocês que nossas bandeiras pela troca de prisioneiros, contra as iniquidades sociais, econômicas e políticas, pela dignidade do nosso povo, contra a extradição de colombianos, a defesa de nossa soberania, pela construção da Nova Colômbia rumo à paz com justiça social, se mantém inquebrantável, sem que nada nem ninguém consiga desviarnos dos compromissos assumidos em Marquetalia há 43 anos.

Pela Pátria Contra o Imperialismo
Pelo Povo contra a Oligarquia , somos FARC Exército do Povo
Comissão Internacional.

Montanhas da Colômbia, 30 de Abril de 2007.