"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quarta-feira, 16 de maio de 2007

As FARC deram baixa de um tenente coronel

As guerrillas das FARC têm infligido golpes muito fortes no sudeste do país nas últimas semanas. Ontem um tenente coronel do Exército morreu quando um helicóptero UH-60 que pilotava foi atacado por guerrilheiros das Farc, no momento em que sobrevoava o oriente de Caldas. Igualmente golpearam em Tolima (centro do país). São notícias filtradas pela autocensura dos meios de comunicação e agências burgueses.


Poipoipoi de uma guerra negada.


[ANNCOL/Agências]

As guerrillas das FARC têm infligido golpes muito fortes no sudeste do país nas últimas semanas. Ontem um tenente coronel do Exército morreu quando o helicóptero UH-60 que pilotava foi atacado por guerrilheiros das Farc, em momentos em que sobrevoava no oriente de Caldas.

Segundo fontes oficiais, morreu ao chegar a um centro assistencial de Mariquita, Tolimma, enquanto o tenente Diego Rodríguez Villarreal, copiloto da aeronave, encontra-se ferido.

A morte do oficial foi confirmada pelo ministro de Defesa, Juan Manuel Santos, que assinalou que o ataque ocorreu quando o helicóptero fazia trabalhos de resgate na Pensilvânia, Caldas, supostamente de um seqüestrado e a aeronave foi recebida com rajadas que vinham da terra.

Um comunicado entregue ontem aos meios de comunicação pelo Comando da Terceira Divisão do Exército responsabilizou integrantes da Frente 47 das Farc pelo ataque.

Por outro lado, no departamento de Tolima (centro do país), uma emboscada de insurgentes das Farc a uma patrulha do Exército, em zona rural do município de San Antonio deixou dois mortos fardados. O ataque guerrilheiro aconteceu na noite de quarta-feira, no momento em que os fardados realizavam operações militares no lugar.

As vítimas eram, segundo as autoridades, um suboficial e um soldado do Exército. Ao que parece, a emboscada foi realizada por um grupo de insurgentes pertencentes a Frente 21 das Farc.

Ainda não tivemos conhecimento de nenhum pronunciamento do grupo insurgente em relação a essas ações militares filtradas pelas agências, depois de um silêncio informativo das ações que a guerrilha das FARC adianta no sudeste.

Enlace original