"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quarta-feira, 18 de abril de 2007

Uribe pesca em rio agitado

A explosão em Cali foi realizada pelas máfias narco-paramilitares que não querem se submeter à tutela da máfia da Casa de Nariño. É terrorismo de Estado e terrorismo Mafioso. Uribe e os meios de comunicação burgueses, oportunista e mentirosamente, querem apresentá-lo como uma marcha contra a insurgência. A cidadania repudia a utilização do Terrorismo, essa é a única verdade.

Marcha contra o Terrorismo de Estado e o Mafioso...


[ANNCOL]

Não é segredo pra ninguém a estreita ligação dos cartéis do Valle del Cauca com a Força Pública, fundamentalmente com a Polícia Metropolitana da carrera 1, local da explosão do início da semana.

Os Rodriguez & companhia, durante vários anos dominaram o lucrativo negócio da venda de cocaína para os Estados Unidos. A cidade de Cali deixou no anos 70 de ser uma cidade pacífica e sã e tornou-se a morada dos novos ricos produtos da comercialização da ‘perica’ nas ruas do Bronx.

Tudo isso com a aprovação e custódia da polícia. Assim era. Os guarda-costas dos chefes que em aliança com o Estado colombiano e a DEA combateram e finalmente despacharam o tutor de Uribe nesses assuntos, Pablo Escobar Gaviria.

No campo colombiano, assim como acontece nas cidades, pequenas ou grandes, seus habitantes sem nenhuma opção para conseguir um emprego estável e bem remunerado voltam seus esforços para “o dinheiro fácil e rápido”. Ostentosos edifícios, residências extravagantes, puteiros cheios de garotas, testemunham o jorrar dos dólares circulantes em uma cidade com crises cíclicas, amortecidas pela aparição de novos cartéis que se reciclam para dar lugar a outros e assim sucessivamente.

A idéia estatal é regularizar esse comércio monopolizando-o. A resposta não pode ser outra dentro das máfias. São seus códigos. Assim como nos blocos de poder. Europa explora a África e os Estados Unidos exploram seu jardim traseiro América Latina e o Caribe. Quando invadem outro espaço vêm as sanções econômicas, os blolqueios e por último os canhões.

É o que acontece em Cali. Um carro bomba, uma moto disse o outro, semi-destruiu a sede do Comando de Polícia Metropolitana que hoje administra o primeiro negro general, posto ali para que se farte e possa pagar a Uribe o ‘favor’ de sua promoção. 145 vivendas e 226 estabelecimentos comerciais em ruínas. 1000 pessoas sem emprego. Dessa maneira responderam a Bogotá a pretensão uribista de controlá-los.

Uribe Vélez pesca em rio agitado com a mesma vara. É a manifestação máxima do oportunismo político. “O general Castro me disse que a informação coletada pela Polícia permite confirmar que foram as Farc as autoras do atentado terrorista. Além do mais, a Promotoria, afirmou também que a hipótese mais séria imputa também a autoria das Farc”, disse Uribe ao jornal El País. Dois pássaros com um só tiro. O outro o para-pássaro antioquenho no debate próxima quarta no congresso colombiano.

Para reforçar o que foi dito pelo mafioso presidente, o general subdiretor de uma das polícias mais corruptas do mundo assegura: “É a retaliação desses grupos por golpes como a apreensão de milionárias contas, temos absoluta segurança de que a simbiose entre narcotráfico e pelo menos as milícias das Farc”. Irresponsável com seu cargo e com a opinião pública.

Os meios burgueses falam de milhares de manifestantes ontem em protesto contra o terrorismo. Todos os sentimentos se mobilizam quando ocorrem coisas como essa, é apenas natural. Mas que não nos venham com o conto de que foi uma manifestação contra as FARC. Foi uma manifestação contra O Terrorismo e nós todos sabemos quem são os que praticam o Terrorismo de Estado e o Terrorismo Mafioso.

Agora, talvez amanhã descubram que os manifestantes foram mobilizados pelas mesmas máfias, como aconteceu na Comuna 13 de Medellín dias atrás em ‘repúdio’ ao paramilitar general, Mario Montoya.

Em Cali, e em toda Colômbia, a cidadania repudia a utilização do Terrorismo pelos que têm o poder. Essa é a única verdade.

Enlace original