"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quinta-feira, 26 de abril de 2007

A União Européia [UE] faz um favorzinho ao governo mafioso de Uribe

O povo colombiano e suas organizações populares nao estão pedindo "esparadrapos nem gases" para curar suas feridas produto do Terrorismo de um Estado, o mundo deve cortar relações com um governo criminoso como o de Uribe Vélez e nao como pretende a senhora Ferreiro com sua visita hoje à Colômbia " dar-lhe oxigênio". A Europa atua na contramão das maiorias oprimidas na Colômbia.


Uribe Vélez, narcopáraco presidente!


[ANNCOL]

É isso o que parece indicar a visita à Colômbia da comissária européia de exteriores, Benita Ferreo-Waldner.

É impossível compreender que a União Européia – 25 no total – possa cooperar com um dos países mais corruptos do mundo. Segundo a agência de noticias EFE, Benita se reunirá com Uribe Vélez. Acaso não saberia que este sujeito está na lista do Departamento de Estado da Casa Branca fichado com o #82, entre os cem mais perigosos delinqüentes junto ao outrora chefe do cartel de Medellín, Pablo Escobar Gavíria, morto em um telhado pelas forças do regime apoiadas pelo DEA?

Acaso não lhe informaram seus embaixadores credenciados na Colômbia que o senhor Fernando Araújo com quem se reunirá para entregar-lhe 12 milhões de euros para a reintegração e recolocação das populações desabrigadas por causa da violência e outros problemas, esteve retido pelas Farc precisamente por roubar um dos terrenos das comunidades afrodescendentes em Chambacú, Cartagena?

O que expressou a austríaca, Benita Ferrero, “A curto prazo este plano busca prestar assistência e apoio às vítimas da violência. A médio prazo, pretende promover a paz no âmbito local e nacional e, a longo prazo, contribuir para a promoção de um melhor desenvolvimento”.

Então, tampouco lhe informaram seus representantes na Colômbia que Uribe Vélez impediu a realização do intercâmbio Humanitário, ainda que para sua missão caiba “como uma luva” perguntar-lhe a Uribe porque tanta demora em desalojar dois municípios. Acaso desconhece que engana permanentemente os prisioneiros com suas falsas promessas de realizá-lo. Que se tem feito pouco dos três paises amigos para a troca, Espanha, Suíça, e França. Parece que desconhece igualmente que as Farc tem expressado que este primeiro passo poderia conduzir a discutir temas de fundo para alcançar uma paz duradoura.

Definitivamente a UE não tem uma política exterior própria e coerente com a realidade colombiana.

O povo colombiano e suas organizações populares não estão pedindo “esparadrapos e gases” para curar suas feridas, o que se exige é que o mundo corte relações com um governo criminoso como o de Uribe Vélez e não como pretende a senhora Ferrero, apoiando um moribundo, dando-lhe oxigênio. A Europa com esta visita atua na contramão das maiorias oprimidas.

Enlace original