"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quarta-feira, 21 de março de 2007

Razões para a renúncia de Uribhitler

A administração de Álvaro Uribe Vélez demonstrou que a corrupção –tanto a narcoparamilitar como a clientelista de roubo de dinheiro público- é intrínseco ao regime oligárquico colombiano. Os fracassos de Uribe na implementação do Plano Colômbia-Patriota. A única saída é a contrução de um Novo Governo de Reconstrução e Reconciliação Nacional até a Nova Colômbia, escreve Allende La Paz.


Cairá como seu altar...


[Por Allende La Paz, ANNCOL]

O desmantelamento do estado colombiano é evidente à todas as luzes. O executivo, sob o comando de um narco-paramilitar, está fazendo águas – como bem disse Diaz Callejas – em um desespero frenético. O legislativo está paralizado por medo dos escândalos da narco-para-politica. O judiciário está também “tocado” de narcotráfico e judicial. E o aparato repressivo, Força Pública, está corrupta a tal ponto que dão conta entre eles dos narcodólares que repartem os chefes do narco-paramilitarismo para que os “protejam”.

Caiu o Chanceler, ‘Conchi’ Araújo pelo escândalo gerado pela captura de seu irmão acusado de narco-paramilitarismo, tal como seu pai que é investigado pelo mesmo, e em seu lugar nomeia outro Araújo quem sabe mais corrompido que a própria ‘Conchi’. Estão dadas então as condições para que o narco-paramilitar presidente Uribhitler renuncie. Se não não o faz é pela incomensurável cara-dura e cinismo que caracteriza os representantes oligárquicos tradicionais e mafiosos no manejo na máquina pública.

Para refrescar-lhes a memória lhes damos algumas razões para a renúncia de Uribhitler.

Passado presente narco-paramilitar
A vida pública de Uribhitler gira em torno de organizações criminais.

O passado recente narco-paramilitar de Uribhitler está mais que demonstrado. Seu pai fez parte do “seleto” grupo de pessoas ‘amicíssimas’ aos cabeças do cartel narcotraficante de Medellín. E o mesmo Álvaro Uribhitler Vélez foi bem próximo do ‘Patrão’ Pablo Escobar Gaviria – por coincidência primo de César Gaviria Trujillo – . Na época da morte de seu pai Uribhitler viajou no helicóptero pessoal de Pablo Escobar até o local onde estava o cadáver de seu pai. A quem se empresta um veículo de uso particular, senão a um ‘amigo’?

Sua passagem pela Aeronáutica Civil mostrou sua preferência pelos narcotraficantes, a quem repartiu, “à torto e à direita”, licenças para suas aeronaves.

Em sua passagem pelo governo de Antioquia regou com cruzes os cemitérios de Urabá antioquenho e outras zonas , ao ‘legalizar’ e promover as famosas quadrilhas de assassinos chamadas CONVIVIR.

Uribhitler mesmo reconhece que participou do assassinato de 8 pessoas, em companhia de membros do DAS, ditas guerrilheiros do EPL.

Sua obra máxima como narco-paramilitar é o chamado Sainete de Ralito, com os quais pretendeu legalizar às hordas assassinas narco-paramilitares, ocultar os mrimes de Lesa Humanidade cometidos por eles e legalizar suas imensas fortunas derivadas do narcotráfico, do confisco de terras de camponeses e indígenas e da extorsão de comerciantes.

Agora, pretende em seu desespero por seus ‘cem anos de solidão’, ameaçar a guerrilha das FARC dizendo que “de seu governo não haverá anistia daqui pra frente”, quando se pretende anistiar os crimes de Lesa Humanidade cometidos por Salvatore Mancuso, “Jorge 40” e os demais integrantes das bandas assassinas narco-paramilitares.

Ou será que Uribhitler não considera anistia ‘condenar’ a 8 anos de prisão Salvatore Mancuso pelo assassinato de 6.000 pessoas? Será que Uribhitler considera que não é anistia a que pretende dar a Jorge 40 pelos 15 assassinatos comprovados – e os que ainda estão sem contabilizar – , ordenados por seu ‘querido’ Jorge Noguera Cotes (então diretor do DAS) ?

Escândalos de corrupção
A corrupção é intrínseca ao regime colombiano.

A corrupção da administração de Uribhitler é mais evidente. Não só por sua pertinência ao infame grupo narco-paramilitar, mas também pela corrupção clientelista, a chamada ‘corrupção normal’ inerente ao sistema oligárquico que governa Colômbia, com a mão gringa por trás.

Os escândalos de roubo de dinheiro público, a assinatura de contratos indevidos e a exigência de dinheiro para apoiar a eleição de Uribhitler tem sido freqüentes. Lembremos de Ínvias, Incoder, Findeter, Supervigilância privada, Supernotariado e Registro, DAS, chancelaria, etc.

Escândalos que em qualquer país em que sua classe “dirigente” tenha o mínimo de decência teria desencadeado na queda desse governo. Vejamos por exemplo o caso da Itália de Prodi. Mas a classe oligárquica tradicional e mafiosa não conhece a vergonha, não sabe de valores morais e carece de todo e qualquer princípio ético.

O fracasso do Plano Colômbia-Patriota
Nem um só triunfo contra as FARC pode mostrar Uribhitler.

Como foi pouca, a administração de Uribhitler foi um completo fracasso na implementação dos planos militares desenhados pelo império estadunidense – Plano Colômbia, Plano Patriota – e tem servido não para a acabar com a guerrilha, mas sim para mostra que esta se mostra cada vez mais fortalecida militar e politicamente. Nem o fato de ter gasto 23 bilhões de dólares nos primeiros quatro anos da administração de Uribhitler, é o mesmo que 19 milhões de dólares diários na guerra, permitiu ao narco-paramilitar presidente mostrar UM só triunfo contra as FARC. NENHUM.

Esse planos militares tem servido apenas para massacrar a população civil, desarmada, inerte, como o informou o Observatório de Direitos Humanos quando assinala que 11.382 pessoas foram assassinadas ‘fora de combate’ durante a primeira administração de Uribhitler. Contrário a isso, as FARC tem infringido às forças militares-narcoparamilitares 4.715 baixas em combate e 12.465 feridos durante os anos de 2005-2006, o que nos demonstra o poder de fogo da organização insurgente.

Todas as razões conduzem a...
Os colombianos temos que renunciar Uribhitler à força!

A RENÚNCIA!! Não tem outra opção! E mais, se Uribhitler não renunciar teremos que “renunciá-lo” os colombianos de bem. Em meios à ‘solidão’ que rodeia os assassinos, os meios burgueses querem apresentear Uribhitler como O Quixote – em uma semelhança sem sentido – e a Fachito Santos como ‘Sancho Pança’. Mas ‘Pancho Pança’ – como o chama o comandante guerrilheiro Ivan Márquez – ,se fosse medianamente inteligente renunciaria antes que o barco afunde definitivamente e uma vez em terra, será visto a sua real situação.

Planejamos uma troca institucional real, total, e não os remendos de solução que pretende César Gaviria Trujillo aliando-se a Uribhitler, que demonstra a verdadeira cara-dura do ex-presidente, que é capaz de aliar-se até com o assassino de sua irmã, se puder chegar outra vez ao poder.

Essa troca institucional é a construção de um Novo Governo de Reconstrução e Reconciliação Nacional, que rume para a Nova Colômbia em paz, com justiça social, liberdade, independência e soberania nacional.

Enlace original