"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sexta-feira, 23 de março de 2007

O controle dos meios de comunicação

O papel dos meios de comunicação na política contemporânea nos obriga a perguntar pelo tipo de mundo e de sociedade nos quais queremos viver, e que modelo de democracia queremos para essa sociedade. Permita-me começar a contrapor dois conceitos distintos de democracia. Um é o que nos leva a afirmar que em uma sociedade democrática, por um lado, a gente tem ao nosso alcance os recursos para participar de maneira significativa na gestão de nossos assuntos particulares, e, por outro, os meios de informação são livres e imparciais, disse Noam Chomsky.


Noam Chomsky.


[Por Noam Chomsky* de http://redvoltaire.net]

O papel dos meios de comunicação na política contemporânea nos obriga a perguntar pelo tipo de mundo e de sociedade nos quais queremos viver, e que modelo de democracia queremos para essa sociedade. Permita-me começar a contrapor dois conceitos distintos de democracia. Um é o que nos leva a afirmar que em uma sociedade democrática, por um lado, a gente tem ao nosso alcance os recursos para participar de maneira significativa na gestão de nossos assuntos particulares, e, por outro, os meios de informação são livres e imparciais.

Caso se busque a palavra democracia no dicionário encontramos uma definição bastante parecida com a que acabo de formular.

Uma idéia alternativa de democracia é a que não se deve permitir que a gente tome conta de seus próprios assuntos, uma vez que os meios de informação devem estar forte e rigidamente controlados. Talvez isso soe como uma concepção antiquada de democracia, mas é importante entender que, em todo caso, é a idéia predominante. E tem sido assim durante muito tempo, não só na prática mas inclusive no plano teórico. Não podemos esquecer que temos uma longa história, que remonta às revoluções democráticas modernas da Inglaterra do Século XVII, que em sua maior parte expressa esse ponto de vista. Em qualquer caso vou discernir completamente do período moderno sobre a forma em que se desenvolve a noção de democracia, e sobre o modo e o porque que o problema dos meios de comunicação e a desinformação se inserem nesse contexto.

*Ler mais em http://redvoltaire.net

Enlace original